Discussão sobre currículos precede criação de novas engenharias na UFPel

25 de Setembro de 2008

dsc_4789.JPG O 1º Fórum das Engenharias, que se realiza nesta quinta e sexta-feira(25 e 26), no Centro de Integração do Mercosul, inaugura o Fórum Permanente de Graduação da UFPel, que tem como proposta a busca de espaços e oportunidades para debates e afirmações de perspectivas comprometidas com a qualificação dos cursos de graduação.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, com a participação de professores e acadêmicos desta área, o Fórum das Engenharias conta com a participação do presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Paulo Monteiro Braga Barone; da pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Itana Stiubiener; e do diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, José Aquiles.

Segundo o diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA/UFPel), professor Wolmer Brod Peres, é preciso modificar o atual modelo curricular das engenharias, cuja lógica, extremamente seqüencial, deixa o estágio supervisionado de final de curso como única atividade integradora dos currículos e não privilegia o trabalho em equipes multidisciplinares.

Para o reitor Cesar Borges, presente na abertura do evento, a criação de novas engenharias na UFPel, como Engenharia Sanitária e Ambiental, Civil, de Produção e Engenharias Renováveis, prevista no Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), exige prévios questionamentos e debates, o que será viabilizado pelo Fórum.

Cesar Borges é a favor de uma mudança de mentalidade, que modifique a atual estrutura departamental da Universidade, pois, em sua opinião, departamentos são áreas isoladas, que facilitam o corporativismo. “A integração precisa ser buscada de outra forma. A idéia é compartilhada pela pró-reitora de Graduação, professora Eliana Povoas, que acredita que os redesenhamentos curriculares provavelmente romperão com a hierarquização hoje existente nos cursos da UFPel.

Nos dois dias da programação, serão apresentadas as inovações curriculares propostas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como os modelos curriculares adotados pela Universidade Federal do ABC e do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Também estarão em discussão o mercado de trabalho, os novos currículos e o Reuni.