Dando seqüência à série de concertos comemorativos aos 90 anos do Conservatório de Música da UFPel e 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas, será realizado nesta sexta-feira(26), às 20h, na Sala Milton de Lemos (rua Félix da Cunhas, 651), recital de violões com o Quarteto Maogani, do Rio de Janeiro.
O projeto tem apoio da Fiergs-Sesi e é uma produção da Ato ProduçãoCultural.
O ingresso ao concerto se dará mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.
No sábado(27), das 10h às 12h, será oferecido masterclass para violonistas e grupos de câmara de violões, com entrada franca.
Integrantes do Quarteto:
Maurício Marques, violão requinto e violão de 8 cordas
Carlos Chaves, violão de 7 cordas
Marcos Alves, violão de 6 cordas
Paulo Aragão, violão de 8 cordas
O Quarteto MAOGANI de Violões é um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário musical popular brasileiro, destacando-se cada vez mais por sua produção fonográfica de alta qualidade e por sua presença constante em concertos no Brasil e no exterior. Criado em 1995, o Maogani trouxe para a música brasileira novos caminhos, explorando uma formação instrumental pouco usual no cenário popular. O grupo tem como marcas registradas sua sonoridade inconfundível, seus elaborados arranjos – criados por seus próprios integrantes – e as interpretações que unem a delicadeza e os cuidados da música de câmera ao vigor e à espontaneidade da música popular. E é justamente esta versatilidade que vem encantando a crítica especializada, o público em geral e importantes personalidades do meio musical, que colocam o Maogani como herdeiro e continuador da melhor tradição violonística no Brasil.
Principais prêmios
III PRÊMIO TIM DE MÚSICA — Melhor Grupo Instrumental – 2005
III PRÊMIO RIVAL BR DE MÚSICA — Melhor Grupo Musical – 2004
I PRÊMIO CARAS DE MÚSICA — Melhor Grupo Instrumental – 2002
Discografia
Impressão de Choro (2008) – Biscoito Fino, Água de beber (2004) – Biscoito Fino, Cordas cruzadas (2001) – Rob Digital, Maogani (1997) – Rob Digital 2
Concertos e Projetos importantes
Turnê pela Europa – Alemanha e Itália, 2008 (7 concertos)
Fórum IBAS – África do Sul e Johannesburg
Projeto Circular Brasil – seis capitais brasileiras, 2007
Ia Semana de
Hollywood Bowl – Los Angeles (EUA), 2006 – com Sergio Mendes
Projeto Pixinguinha – Nordeste do Brasil, 2005
Turnê pela Europa – Alemanha e Itália (9 concertos), 2005
TIM Festival – São Paulo, 2004
Festival Open String – Alemanha, 2004 – com o Duo Assad
Turnê pela Europa – Itália, Holanda, Hungria, Polônia e Alemanha (10 concertos), 2004
Série OPeMPB&Jazz – Rio de Janeiro, 2004 – com a Orquestra Petrobras Pro-Música
Depoimentos
“Fiquei emocionadíssimo com a qualidade do que vocês estão fazendo e devo confessar que poucas vezes em minha vida de violonista fiquei tão impressionado e feliz devido a tanta originalidade. Parabéns pela imaginação, dedicação, alegria e criatividade.” Sergio Assad (Duo Assad)
“O MAOGANI desponta pra gente como uma prova de que o violão progride, de que oconceito musical progride. Têm uma performance maravilhosa, um suíngue, uma pegada e muita interpretação. Eles têm alma, tocam como se fosse um violão só. Os arranjos são maravilhosos e conhecem o violão profundamente. Acredito que eles vieram para deixar o nome escrito na música popular brasileira”. Guinga