UFPel presente no Congresso de Epidemiologia

22 de Setembro de 2008

Saúde, qualidade de vida, causas, porquês e tratamento das doenças estão sendo discutidos no 18º Congresso Mundial e 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia que iniciou neste sábado (20) e segue até quinta-feira (25) na Fiergs em Porto Alegre.
Milhares de pesquisadores, professores e alunos de diversas partes do mundo ocupam as dependências do Centro de Convenções que foi montado com completa infra-estrutura para atender as necessidades dos participantes.
O Programa de Pós Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel está com estande presente local. Deste modo, prestando através dos técnicos, bolsistas e docentes informações sobre os cursos, linhas de pesquisa e estudos feitos pelo PPGE.
Os dois primeiros dias (pré-congresso) foram de oficinas, cursos e workshops. Até o momento já apresentaram trabalhos, colaboraram e coordenaram atividades os professores Cesar Victora, Denise Gigante, Alicia Matijasevich, Aluísio Barros, Bernardo Horta, Luiz Augusto Facchini, Pedro Curi Hallal, entre outros. A abertura oficial foi feita em solenidade ontem (21) às 18h pelo ministro da saúde José Gomes Temporão e demais autoridades na área da saúde e do governo.
Pelo estande do PPGE vários membros participantes do programa se encontram para troca de idéias e conhecimento, o local é ponto obrigatório de passagem para os envolvidos com os estudos e pesquisas desenvolvidas pela UFPel. Alguns visitantes são ex-alunos que já concluíram seus estudos, como o cubano Jeovany Martinez que terminou o mestrado em dezembro de 2006, voltando a viver no seu país de origem.
Atualmente morando em cuba o médico dedica-se a docência dentro da medicina, enfermagem e odontologia e encontra-se no Congresso, pois foi convidado pela comissão organizadora do evento para participar em uma oficina sobre estudos de coorte. “O curso de mestrado feito no Brasil ampliou meus conhecimentos sobre a ciência e sobre o mundo”, disse Martinez.
Nessa segunda-feira outros professores do Programa e membros do Centro de Pesquisas devem expor seus trabalhos e colaborar em palestras dentro do evento. Entre eles Anaclaudia Fassa, Iná dos Santos, Ana Menezes, Cesar Victora e Giovâni Del Duca. A doutoranda Maria Alice Dode palestrou na manhã de segunda sobre diabetes.
A programação completa do Congresso e formas de transporte estão disponíveis pelo site http://www.epi2008.com.br/.