Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Meteorologia divulga Edital para Seleção de Mestrado

28 de Agosto de 2008

Veja a íntegra da publicação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE METEOROLOGIA
CURSO DE MESTRADO EM METEOROLOGIAEDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO (2009)
Curso recomendado pela CAPES, homologado pelo CNE (portaria No. 2878, 25/08/2005).

De ordem do Diretor da Faculdade de Meteorologia da UFPel e de acordo com o regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenação do Curso de Mestrado em Meteorologia/UFPel torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Meteorologia (Área de concentração: Meteorologia), nos termos estabelecidos neste Edital.

I-DA INSCRIÇÃO
As inscrições ao Exame de Seleção para o Curso de Mestrado em Meteorologia/UFPel estarão abertas no período de 1 de Setembro a 31 de outubro de 2007, das 8:00 às 14:00h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Meteorologia - Campus Universitário. Fone/Fax: (0XX53) 3275-7331 - Caixa Postal 354 - CEP 96010-900, Pelotas, RS - Brasil.

1- Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Meteorologia ou outros, a critério da Coordenação do Programa.
2- É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição, obtido na Secretaria do curso ou na página do curso (www.ufpel.edu.br/meteorologia/pos-graduacao) no qual o candidato fará opção referente à linha de pesquisa. O Requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso que deverá ser substituído no ato da efetivação da matrícula.
b) Curriculum Vitae.
c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
d) Projeto de Pesquisa.
e) cartas de recomendação, com formulário próprio, de 03 (três) profissionais.
f) Comprovante de proficiência em língua portuguesa para candidatos cujo idioma do país de origem não seja português ou espanhol.
g) 01 (uma) fotografia 3×4.
h) Fotocópia da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento, em caso de mudança de nome.

3-Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente na Secretaria do Curso poderão se inscrever remetendo todos os documentos acompanhados do Requerimento de Inscrição via Correio (sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 31 de outubro de 2008. Não serão aceitas as inscrições postadas após essa data.
4-O candidato que não apresentar os documentos requeridos não poderá participar do processo de seleção.
5-Informações: Secretaria do Mestrado em Meteorologia - 0XX- 53- 32757331 (das 8h às 14h), ou através do e-mail: ppgmet@ufpel.edu.br.

II-DA SELEÇÃO:
O exame de seleção ao Curso será realizado em uma fase classificatória. Será feito por uma Comissão de Avaliação e consistirá na avaliação do Curriculum Vitae, do histórico escolar, do projeto de pesquisa e de entrevista.

III-DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
1. A Comissão de Avaliação levará em consideração:
a) Na análise do Histórico escolar (peso 2) - tempo de conclusão da graduação: tempo mínimo (1 ponto); até 1 ano a mais que o tempo mínimo da graduação (0,5 ponto); mais de 1 ano além do tempo mínimo (0,0). Média durante a graduação: média maior ou igual a 8,0 (1 ponto); média entre 7,9 e 7,0 (0,5 ponto); média menor que 7,0 (0,0).
b) Na análise do Curriculum Vitae
b.1 - Atividades Acadêmicas (peso 2) - Estágios, cursos e congressos com apresentação de trabalho (até 0,5 ponto na área de Meteorologia): estágio (0,1 cada), curso (0,1 cada), congresso (0,05 cada), Congresso de Iniciação Cientifica (0,025 cada). Estágios, cursos e congressos com apresentação de trabalho (até 0,25 ponto fora da área de Meteorologia): estágio (0,05 cada), curso (0,05 cada), congresso (0,025 cada), Congresso de Iniciação Cientifica (0,0125 cada). Bolsas (iniciação Científica, monitoria e outras): Até 0,5 ponto na área de Meteorologia, Até 0,25 ponto fora da área de Meteorologia.
b.2 - Produção Científica (peso 3) - Trabalhos publicados (até 2 pontos na área de Meteorologia): Em revista como 1o autor (0,5 cada), como 2o autor ou mais (0,25 cada); Em anais completo como 1o autor (0,2 cada), como 2o autor ou mais (0,1 cada); Resumo em anais como 1o autor ou mais (0,1 cada), como 2o autor ou mais (0,05 cada). Trabalhos publicados (até 1 ponto fora da área de Meteorologia): Em revista como 1o autor (0,25 cada), como 2o autor ou mais (0,125 cada); Em anais completo como 1o autor (0,1 cada), como 2o autor ou mais (0,05 cada); Resumo em anais como 1o autor (0,05 cada), como 2o autor ou mais (0,025 cada).
c) Na análise do Projeto de Pesquisa (peso 1)- Serão avaliados a justificativa, os objetivos, material e métodos resultados esperados e bibliografia.
d) Na entrevista (peso 2) - Capacidade de expressão oral e conhecimento na área de meteorologia.

2. As médias das fases serão calculadas da seguinte forma:
Nota para aprovação:  6,0
A média é calculada:
(Histórico X 2 + Ativ. Acadêmicas X 2 + Prod. Científica x 3 + Projeto X 1 + Entrevista X 2) /10

IV-DAS VAGAS
Número total de vagas: 12.

V- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
a) Os candidatos selecionados constarão em lista organizada pelos nomes dos candidatos em ordem alfabética, que será divulgada na página do Curso e no Portal da UFPel(http://www.ufpel.edu.br)
b) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na Secretaria do Curso.

VI- DOS RECURSOS
a) Recurso ao resultado da homologação das candidaturas e da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Avaliação no prazo de até 72 horas contados a partir da divulgação dos resultados.
b) A análise dos recursos será feita pelo colegiado do Curso de Mestrado em Meteorologia levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.
VII- DISPOSIÇÕES FINAIS

-As provas serão obrigatórias, eliminatórias e classificatórias.
-Em caso de empate, terá prioridade o candidato que tiver obtido a nota mais alta na prova produção cientifica. Se persistir o empate, os candidatos serão convocados a participarem de um sorteio que definirá o preenchimento da vaga.
-Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas.
-Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa.
-Não será exigido, no momento, teste de proficiência em línguas que poderá ser feito no transcorrer do ano de ingresso no Curso. Serão aceitas as provas feitas em inglês dos testes aplicados pelas seguintes IFES: UFPel, FURG e UFRGS.
- A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse edital.
-O que não estiver previsto neste edital segue o Regimento dos Cursos stricto sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

Pelotas, 15 de agosto de 2008.
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Prof. Dr. Jonas da Costa Carvalho
Coordenação do Curso de Mestrado em Meteorologia/FMet/UFPel
De acordo:

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Prof. Dr. Manoel de Souza Maia
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFPel

Seção: Notícias