Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Ciclo de Palestras sobre Linguagem Oral e Escrita promove palestra nesta sexta-feira

28 de Agosto de 2008

cartaz-ana-paula.JPGAna Paula Rigatti Scherer é a convidada da próxima palestra do Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita. A conferência, que tem como tema Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético: ferramentas para o alfabetizador, se realizará nesta sexta-feira(29), às 19h30min, na Faculdade de Educação (rua Alberto Rosa, 154 - sala 352).

Fonoaudióloga e especialista em Educação Infantil (Ulbra), mestre e doutora em Letras (PUC-RS), a professora Ana Paula tratou, em sua Tese de Doutorado, da importância da explicitação do princípio alfabético e da consciência fonológica para a aquisição da escrita. Sua pesquisa traz uma proposta para a melhoria do ensino da leitura e da escrita em classes de alfabetização.
Atualmente, atua como fonoaudióloga clínica e escolar e desenvolve trabalhos na área de alfabetização com professores da rede municipal. É professora convidada do curso de especialização em Alfabetização na PUC-RS e coordena o Grupo de Estudos em Alfabetização do Rio grande do Sul (Aletra-RS).
O Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPel e dirige-se, especialmente, a professores de Língua Materna e alunos de graduação e pós-graduação. Desde março de 2008, são realizadas, na última sexta-feira de cada mês, palestras que tratam de temas relacionados à aquisição da linguagem escrita bem como de seu ensino.

Seção: Notícias