Pesquisa de professora da UFPel é aplicada junto a idosos de Bagé

31 de Julho de 2008

elaine.JPGPesquisa realizada pela professora da UFPel, doutoranda  Elaine Thumé, sob orientação do professor da Faculdade de Medicina, Luiz Augusto Facchini, sobre a  “Assistência domiciliar a idosos: determinantes da necessidade e do desempenho dos serviços da atenção”, encontra-se em fase de coleta de dados na cidade de Bagé desde 21 de julho.

A primeira pesquisa epidemiológica de base populacional realizada no município conta com o apoio direto da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através da capacitação da equipe que executará a pesquisa. Também apóiam a ação a 7ª coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente.

A meta é entrevistar 1550 idosos com mais de 60 anos de idade, residentes na zona urbana da cidade, dentro da abrangência das unidades básicas de saúde. Serão disponibilizados em torno de dez entrevistadores – trabalhadores das áreas da educação e da saúde, sob a coordenação da professora da Urcamp, Lucia Azambuja Vieira.

Dentro do questionário, haverá diversas questões pessoais, de perfil socioeconômico, e de saúde, como capacidade funcional e presença de doenças.
Elaine argumenta que escolheu Bagé para a pesquisa, por ser o município do estado com mais de 100 mil habitantes com a maior cobertura populacional do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), e por experiências anteriores entre a UFPel com a cidade, em estudos de linha de base do projeto do Proesf e pesquisa de internações hospitalares por causas sensíveis à atenção básica. “A proporção de idosos em Bagé hoje, conforme dados do IBGE, é de 12%, sendo superior a média nacional de 8%” relatou.

Os meios de comunicação do município têm dado total cobertura, apoio e divulgação para que a trabalho ganhe visibilidade e aceitação junto à comunidade local.