Projeto UFPel/Fetag para produção de biodiesel contempla região do Vale do Rio Pardo

25 de Julho de 2008

A direção do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel) lançou na última semana, em Santa Cruz do Sul, o projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e verba da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é estimular a produção de biodiesel com baixo custo para o agricultor, incluindo a instalação de usina de beneficiamento para uso de forma cooperativada. A parte prática do projeto contemplará a região do Vale do Rio Pardo.

A iniciativa foi apresentada na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a dirigentes sindicais, prefeitos, secretários municipais de Agricultura e técnicos da Emater. Conforme o coordenador, professor da UFPel Ricardo Sainz, a primeira parcela da verba, de R$ 150 mil, foi liberada nesta semana, sendo o restante repassado em outras duas parcelas. O principal desafio do projeto, que começou a tornar forma em setembro de 2007, é buscar instrumentos de gestão da cadeia aplicados à agricultura familiar. “A legislação e as formas de produção estão voltadas para a grande produção, o que marginaliza o pequeno produtor”, analisa. Uma pesquisa de campo vai aferir a viabilidade de um sistema cooperativo que facilite a inserção do agricultor familiar.

A capacitação dos agricultores e o licenciamento ambiental da atividade também integram a fase inicial. Implantadas as lavouras, serão estabelecidas unidades esmagadoras e dado inicio à produção. A última etapa será a avaliação dos resultados. “Vamos começar a produzir em 2009”, adianta Sainz. Conforme ele, o principal diferencial da iniciativa é o estudo do Sistema de Gestão da cadeia, que conforme os resultados obtidos, possibilitará a criação de um sistema de gerenciamento da cadeia, permitindo que o pequeno produtor se torne competitivo, por meio do cooperativismo ou do associativismo.