A História da Medicina gaúcha no Centro do Mercosul

23 de Julho de 2008

O Centro de Integração do Mercosul da UFPel recebe, de 6 a 17 de agosto, a exposição Retratos da Medicina, A História Médica no Rio Grande do Sul. A realização é do Museu de História da Medicina do RS(MUHM) e do Sindicato Médico do RS, com os apoios da Delegacia Regional do Simers em Pelotas, do Centro de Integração do Mercosul e do Departamento de História da UFPel. As visitas poderão ser feitas de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h. O Centro do Mercosul fica localizado na rua Andrade Neves esquina com Lobo da Costa. Às 19h30min do dia 5 ocorre coquetel de abertura da mostra.

A exposição se divide em quatro fases: a prática médica (presença dos primeiros médicos em território gaúcho), o ensino médico (relato das primeiras escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul), a defesa da profissão e organização sindical e os personagens da história da Medica. Quem visitar a mostra atual vai encontrar objetos do acervo do MUHM, como fórceps, instrumentos cirúrgicos, bisturis e afastadores, estojos oftalmológicos, um microscópio e um eletrocardiógrafo. O acervo completo do Museu conta com mais de dois mil objetos museológicos, aproximadamente cinco mil livros e dez mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, composto por doações de profissionais e familiares de todo o Estado.

Além de realizar as exposições itinerantes, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul tem sua sede em Porto Alegre, na avenida Independência, 270, bairro Centro, onde continua com a exposição Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, que foi prorrogada até outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3029.2900, pelo e-mail museu@simers.org.br ou ainda pelo site www.muhm.org.br .