Professor da UFPel integra comitê consultivo nacional

21 de Julho de 2008

moacir-elias.jpgO Comitê Técnico Consultivo do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, nos termos de Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprovou a indicação do professor da UFPel, Moacir Cardoso Elias, como membro titular do órgão, representando a Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós), que o elegeu, por unanimidade, em reunião conjunta da Diretoria e dos Conselhos.
Moacir Elias passa, assim, a integrar o Comitê juntamente com os representantes de outros 10 segmentos do setor no país: Mapa; Inmetro; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar); Associação Brasileira de Indústria de Máquinas (Abimaq); Associação Brasileira de Armazéns Oficiais (ABCAO); Sindicato dos Armazéns Gerais Privados; Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea); e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que coordena o Comitê.
Nos dias 15 e 16 de julho, na sede do Mapa, em Brasília, ocorreu reunião do Comitê, onde foram avaliados os cursos de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos, nas quatro primeiras edições realizadas. Na condição de coordenador da equipe do Laboratório de Grãos da UFPel (Labgrãos), participou o professor Moacir Elias, a exemplo do professor Daniel Marçal, coordenador da equipe do Centreinar Universidade Federal de Viçosa(UFV). Mais de 100 auditores técnicos, entre engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas de quase todo o país, concluíram o curso com aprovação, estando aptos a exercer a função. As avaliações foram consideradas muito positivas, tanto por parte dos profissionais que realizaram os cursos quanto pelos supervisores que acompanharam cada edição. Além das avaliações dos cursos, o Comitê aprovou proposta de complementação da Instrução Normativa 33/2007 a ser encaminhada ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para as providências legais e operacionais.
Histórico
O Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras foi criado com base no Sistema Brasileiro de Certificação instituído pelo Conmetro, reconhecido pelo Estado Brasileiro, e que possui regras próprias e procedimentos gerenciais. Conforme a regulamentação, o Sistema será desenvolvido de acordo com as regras e os procedimentos do Sistema Brasileiro de Certificação, devendo dispor sobre as condições e a documentação exigíveis dos interessados. Um grupo de trabalho constituído por representantes da iniciativa privada e pública envolvidos com o setor armazenador definiu os requisitos técnicos para Certificação de Unidades Armazenadoras.
O estabelecimento de procedimentos visando modernizar as atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários tem sido um dos principais anseios dos segmentos que se relacionam com os prestadores de serviços de armazenagem. O estabelecimento de regras para construção, instalação e funcionamento de estruturas de armazenamento, juntamente com a criação de normas para licenciamento de tais estruturas ou mesmo a idealização de um sistema de certificação são alguns dos procedimentos que podem contribuir para a modernização do setor de armazenamento no país. Para isso, há necessidade de qualificação de pessoal especializado na área técnica. Nesse sentido, o Centreinar, da UFV, e o Labgrãos, da UFPel, estão credenciados para ministrar cursos de formação de Auditores Técnicos.
Novos Cursos
Novos cursos estão programados para os próximos meses, em datas que serão divulgadas em breve. Para obter informações sobre o Curso da UFPel, os interessados devem contatar o Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (Sala 713, DCTA-Faem-UFPel). Telefone: (53) 3275-7258, Ramal 205 (Eng. Agr° Maurício Oliveira ou Prof. Moacir Elias), e-mails: oliveira.mauricio@hotmail.com; eliasmc@ufpel.tche.br. eliasmc@uol.com.br .