Conservatório de Música promove Recital de Canto

18 de Julho de 2008

O Conservatório de Música da UFPel promove, na segunda-feira (21), às 19h Recital de Canto - Árias e Duos com a soprano Renata Gomes, o tenor Giovanni Tristacci e o barítono Ataulfo Martins.
No programa constam grandes árias de ópera e duos de compositores como Carlos Gomes,
Wolgang Amadeus Mozart, Charles Gounod, Leoncavallo, Puccini, Gaetano Donizetti e Massenet, das óperas: O Guarany, As bodas de Fígaro, Romeu e Julieta, I Pagliacci, La Bhoéme, Gianni Schichi,L’elisir D’amore e Wherter.
Renata Gomes graduou-se na UFPel e hoje cursa Mestrado em Musicologia na UFRJ e recebe orientação do tenor Eduardo Álvares. O tenor Giovanni Tristacci também reside no Rio de Janeiro e já atuou em algumas obras como Idomeneo, de Mozart, e O Cientista, do compositor Silvio Barbato, também recebe orientações do professor Eduardo Álvares.
O barítono Ataulfo Martins é bacharel e licenciado em Música pela UFPel e também atuou em obras como A Missa da Coroação, de Mozart; Carmina Burana, de Carl Orff; a ópera L’elisir D’amore, dentre outras obras. Atualmente é professor de Canto do Conservatório de Música da UFPel.
Currículos
Renata Gomes, soprano, natural de Porto Alegre/RS. Iniciou seus estudos em canto lírico com o prof. Sérgio Sisto (Pelotas/RS) e Alba Tonelli (Montevideo/Uruguai). Ingressou no curso de bacharelado em canto da UFPel em 2002, graduando-se em 2006. Atualmente, cursa mestrado em música na UFRJ.
Destaca-se como camerista, realizando recitais em diversas cidades do Brasil e Uruguai. Em 2005 viajou em turnê com o Recital “Canções”, apresentando canções brasileiras, espanholas e francesas com o pianista Marcelo Brum pelo Rio Grande do Sul e Uruguai. Em 2007 ao lado do pianista Marcus Medeiros apresentou diversos recitais em Minas Gerais (Divinópolis, Três Corações, Belo Horizonte). Para 2008 estes artistas já possuem diversos recitais agendados.
Possui experiência como atriz, participou do grupo Tribo da Lua, sob direção de Aceves Moreno, tendo trabalhado com teatro infantil e teatro de rua.
Participou de festivais como Verões Musicais e Festival Internacional de Vale Vêneto e cursou master class com diversos professores de renome internacional como Mariana Cioromilla (Romênia), Raquel Pierotti (Espanha), Alba Tonelli (Uruguai) e Laura de Souza (Brasil).
No ano de 2001 foi premiada no Concurso de Cantores Líricos, realizado em Bagé/RS e, neste mesmo ano, recebeu convite para cantar com a Filarmônica de Pelotas. Atualmente recebe orientação de Eduardo Álvares na cidade do Rio de Janeiro.Giovanni Tristacci: iniciou seus estudos de canto em Porto Alegre, com o professor Decápolis de Andrade no Conservatório de Música Pablo Komlos. Em seguida ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Mazias de Oliveira. Estreou na cena lírica, em 2006, na ópera Idomeneo, apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no papel de “troiano”. Em seguida participou da ópera a Flauta mágica de Mozart nos papéis de “segundo sacerdote” e “primeiro homem armado”. Em 2007 participou da montagem da ópera o Cientista, do compositor Sílvio Barbato, ópera que teve diversas apresentações em capitais no Nordeste e em Duque de Caxias, RJ.
Foi solista, em 2007, do Réquiem do Padre José Maurício, regido pelo maestro Ernani Aguiar, a frente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Ainda com esta orquestra, participou da Gala Lírica em homenagem a Verdi, regido pelo Maestro André Cardoso.
Participou de diversos festivais dentre eles destacam-se: “Verões Musicais”, em Gramado e Canela, e “Festival internacional de música de Campos do Jordão. Atualmente, cursa o Bacharelado em canto na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Recebe orientações do Professor Eduardo Álvares.

Ataulfo Guarani Meireles Martins é natural de Pelotas Rio Grande do Sul, Iniciou seus estudos em música em 1996 no curso de extensão em música do conservatório de música da Universidade Federal de Pelotas, no ano seguinte ingressa no Curso Superior de Música - Habilitação em Canto na Mesma universidade, sob orientação da Prof. Leonora Oxley, mais tarde passa a ser orientado pela prof. Nara Abrantes Timm. Graduou-se em Canto no ano de 2000, em Licenciatura Plena em Música no ano de 2006 e Pós graduou-se em Arteterapia em 2005. Estudo também com o Soprano Alba Tonelli (Uruguay/ França/ Alemanha/ Brasil), Tenor Getúlio Vares (Brasil/ Uruguay), Soprano Patrícia Endo (Brasil/ Hungria), Soprano Neyde Thomas, dentre outras. Obteve o primeiro Lugar no concurso Jovens solistas da OSPA no ano de 1999 e o segundo lugar no concurso de canto Zola Amaro no ano de 2001, no anos de 2006 ficou entre os seis finalistas no concurso de canto Maria Borges em Montevideo Uruguay, sendo convidado a participar do recital de gala onde somente estavam os vencedores. Atuou como solista em várias obras tais como: Missa da Coroação de Mozart, Carmina Burana de Carl Orff, Ópera Elixir do Amor de Gaetano Donizetti, Missa de Santa Cecília de Gunoud, dentre outros concertos. Foi professor Substituto no Instituto de Letras e Artes da UFPel 2002/2004. Atualmente é professor Substituto do Conservatório de Música da UFPel e Técnico em Música da Prefeitura Municipal de Pelotas.