Vestibular de Inverno da UFPel é neste fim de semana

17 de Julho de 2008

Ocorrem neste sábado(19) e domingo(20), das 8h às 12h30min, em Pelotas, Santana do Livramento e Passo Fundo, as provas do Vestibular de Inverno 2008 da Universidade Federal de Pelotas. São 4.463 candidatos, que disputarão 876 vagas distribuídas em 25 cursos. No sábado, ocorrem as provas de Matemática, Física, Biologia e Química, enquanto que no dia seguinte serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação.
Em Pelotas, as provas ocorrerão no Instituto de Educação Assis Brasil, na rua Antônio dos Anjos, 296; no Colégio São José, na rua Gonçalves Chaves esquina com Três de Maio; no Campus das Ciências Sociais da UFPel, na rua Alberto Rosa, 154; e no Colégio Municipal Pelotense, na rua Marcílio Dias esquina com avenida Bento Gonçalves. Em Passo Fundo o local de provas será o Instituto Estadual Cecy Leite Costa, na avenida Presidente Vargas, 1275, bairro São Cristóvão. Quem fizer as provas em Santana do Livramento deverá se dirigir à Escola Estadual de Ensino Médio Professor Chaves, na rua Almirante Barroso, sem número.
Os candidatos devem acessar a página do vestibular da UFPel, no endereço http://ces.ufpel.edu.br/vestibular , link Consulta Rápida, para saberem o local onde farão as provas. Os portões fecham às 7h45min e os candidatos devem chegar nos locais com 30 minutos de antecedência, portando obrigatoriamente um documento de identidade, sem o qual não farão as provas, e caneta esferográfica preta ou azul. Quem perdeu ou teve a carteira de identidade roubada, deve levar o boletim de ocorrência e outro documento que tenha foto e filiação, como as carteiras de habilitação ou de trabalho.
A Universidade aconselha aos candidatos não levarem celulares e outros aparelhos eletrônicos, como relógios ou calculadoras, que não poderão ser usados durante as provas. Também não será permitido o uso de chapéus ou bonés na sala de provas. Poderão levar água e algum alimento.
Dois candidatos portadores de deficiência visual farão as provas em sala especial no Instituto Assis Brasil, em Pelotas. Outros 14 candidatos adventistas farão as provas do sábado somente a partir do pôr-do-sol, por volta das 18h, em uma sala do Centro Especializado em Seleção(CES) da UFPel, no centro de Pelotas, em respeito à sua orientação religiosa de guardar o sétimo dia da semana. Para tanto, deverão se apresentar no CES até as 7h45min, onde ficarão sem contato externo até o momento da prova. No domingo, eles fazem as provas no horário normal.
Os cursos com maior procura foram os de Odontologia, com 739 inscritos, Medicina Veterinária, 432, e Administração, 373. Entre os 11 cursos novos oferecidos através do programa Reuni/MEC, o bacharelado em Biotecnologia é disparado o mais procurado, com 339 inscrições, seguido de Design Digital, 184, e bacharelado Química Industrial, 127. A relação candidato/vaga pode ser conferida no link tabela-candidato-vaga.doc .