Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

8º Encontro sobre o Poder Escolar se realiza até sexta-feira(18)

16 de Julho de 2008

Promovido e organizado pela Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, Escola de Educação/UCPEL, 24º Núcleo do CPERS/Sindicato, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, 5ª Coordenadoria Regional de Educação e Cefet-RS, se realiza até sexta-feira(18), o 8° Encontro sobre o Poder Escolar que se realizará em Pelotas nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho de 2008 em Pelotas, Rio Grande do Sul.
Trata-se de um evento anual que se consolidou como espaço de formação continuada dos profissionais da educação. Tornou-se tradição e se incorporou ao calendário escolar de muitas escolas de Educação Básica, das atividades de extensão da UCPel e da UFPel, e está incluído nas políticas de formação continuada de escolas, das Secretarias Municipais de Educação dos municípios da região e da 5ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A cada ano amplia-se o número de participantes de outros municípios e estados.
Neste ano, o Encontro sobre o Poder Escolar reforça o seu caráter de evento internacional, com a participação de conferencistas e painelistas de outros países. A estrutura do evento, nesta edição, acrescenta outras atividades às que já vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de dar maior dinamismo e oportunidade à participação de todos os envolvidos com a realização de sessões de teatro-fórum, (democratização do planejamento do próprio encontro) e a criação de um espaço público de avaliação e discussão da proposta do encontro com intuito de, cada vez mais, aproximar-se das demandas e necessidades dos participantes.
Finalmente, propõe-se tornar os Encontros sobre o Poder Escolar em projeto permanente de formação continuada pela constituição de grupos de estudo, análise e acompanhamento da continuidade do desenvolvimento das experiências apresentadas no encontro formados pelos profissionais que desenvolvem projetos e experiências nas escolas e nos sistemas de ensino e pelos professores e pesquisadores que participaram das mesas de apresentação de experiências como debatedores.
O público-alvo são professores, funcionários e gestores das escolas e dos sistemas de ensino de Educação Básica, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Infantil e do Ensino Superior, estudantes de Cursos Normal, de Licenciaturas e de Pós-Graduação.
O 8° Encontro sobre o Poder Escolar tem o objetivo de centrar a discussão nos estudantes de todos os níveis e modalidades da Educação Básica, abordando os diferentes aspectos/elementos da sua trajetória escolar - as relações: professor/aluno, alunos/alunos, alunos/conhecimento, o processo de aprendizagem, o direito à educação, e, com isso, contribuir para o repensar das práticas pedagógicas. Diante disso, pretende-se transformar os Encontros em projeto permanente de formação continuada, organizando grupos de trabalho com os profissionais que apresentaram experiências e os professores que desempenharam a função de debatedores nas mesas de discussão de experiências no Encontro com encontros mensais de trabalho colaborativo para discutir, analisar, repensar e dar continuidade aos projetos inovadores de práticas pedagógicas e de gestão, com base em fundamentos teóricos.

Seção: Notícias