Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel realizará seminário sobre acessibilidade

15 de Julho de 2008

A Universidade Federal de Pelotas realizará dias 14 e 15 de agosto, no auditório do Campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa, 154) seminário sobre acessibilidade de portadores de deficiências. O evento constará de debates, apresentações de pesquisas, comunicações, relatos de experiências e palestras, sendo, ao fim do encontro, elaborado documento com conclusões dos grupos temáticos que serão formados ao longo dos dois dias de discussões.

Entre as apresentações esperadas estão as de especialistas do MEC e da UFPel, que abordarão temas como Políticas de inclusão nas universidades e Possibilidades e impossibilidades dos portadores de deficiências na vida acadêmica. As comunicações terão como focos temas como discriminação, preconceitos, medos, inclusão, legislação, cotas, subsídios e investimentos.

No segundo dia de evento, serão formados grupos temáticos para debates, que discutirão assuntos como Arquitetura, sinalização e equipamentos; Comunicação, eventos e portal; e Formação, capacitação e conscientização. Para as 10h do dia 15 está prevista a inauguração do Núcleo de Acessibilidade, que será instalado em local ainda a ser definido.

A organização do evento, a cargo da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel e que tem a coordenação do professor Elton Vergara Nunes, já está enviando ofícios a todas as unidades da Universidade, visando a indicação de representantes, que serão um professor, um técnico-administrativo e um acadêmico. As inscrições se darão por resposta ao ofício enviado e devem ser feitas até o fim de julho. A atividade valerá como um módulo para o processo de progressão na carreira dos servidores técnico-administrativos. Instituições da cidade que trabalham com portadores de deficiência também estão sendo convidadas para o seminário.

Seção: Notícias