Mauro Del Pino assume a Educação

9 de Julho de 2008

mauro-del-pino.jpg O professor Mauro Del Pino assumiu no fim da tarde da terça-feira(8) a direção da Faculdade de Educação(FaE) da UFPel. A vice-direção passa a ser exercida pela professora Patrícia Cava. Em seu discurso de posse, durante o ato presidido pelo reitor Cesar Borges, Del Pino ressaltou o compromisso histórico da Faculdade com a expansão do ensino público e gratuito.

O novo diretor, em sua fala, lembrou a relação da unidade com a comunidade, escolas, movimentos sociais e estudantis e instituições acadêmicas e científicas de todo o país. O novo diretor frisou também o aumento no número de vagas no curso de Pedagogia e os avanços registrados no Programa de Pós-Graduação da FaE, o que segundo ele tem reflexo direto na formação docente e de pesquisadores.

A qualificação da Revista da Faculdade, o intercâmbio científico e acadêmico e a qualificação docente do quadro da FaE também foram referidos por Del Pino. Ele reafirmou compromissos de campanha, como a defesa da escola pública, gratuita e com papel social.

O ex-diretor, professor Avelino Oliveira, ao fazer um balanço de sua gestão, observou que houve um crescimento significativo, mesmo que alguns objetivos não tenham sido atingidos. Exemplos de avanços, conforme Avelino, foram a criação do curso de Pedagogia noturno, a expansão da especialização, a conceituação do programa de pós-graduação na Capes, a substituição gradativa de professores substitutos por docentes do quadro e as melhorias no espaço físico.

Vagas docentes

Em sua fala no ato de posse, o reitor Cesar Borges anunciou que em 15 dias o MEC liberará mais 50 vagas docentes para a UFPel. A informação foi obtida na visita feita pelo reitor ao MEC na segunda-feira(7). Borges foi até a Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC com o objetivo de buscar mais vagas para a Universidade.

Ele recordou que o problema de área física da Universidade está sendo gradativamente resolvido, graças à liberação de verbas do governo federal. “Entre as 54 instituições federais de ensino superior do país, somos a terceira a receber mais recursos e a primeira e realizar obras concretas”, sublinhou. Borges confirmou a mudança da Reitoria do campus Capão do Leão para o campus Porto, antigo frigorífico Anglo, para agosto e disse que as obras no novo campus deverão estar finalizadas até o fim de 2009.

Dirigindo-se à nova direção da FaE, lançou a proposta de que a unidade invista na formação continuada e no oferecimento de curso de especialização em outras cidades da região, neste sentido, garantindo todo o apoio necessário da administração central da Universidade na consecução destes objetivos.