Capacitação em Direitos Humanos e Cidadania promove palestras em julho

27 de Junho de 2008

Dando prosseguimento às atividades do Curso de Capacitação em Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, para professores e educadores sociais, nos dias 27 e 28 de julho, a Escola de Direitos Humanos e Cidadania (EDHUCA) terá como palestrantes a ex-coordenadora discente do Projeto “Tribunos da Cidadania”, a advogada, graduada pela UFPel, Beatriz Cruz (mestranda em Direito pela UnB, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Constituição e Democracia, pesquisadora do projeto Dossiê Justiça do Ministério da Justiça(MJ)/UnB/UFRJ, advogada do Núcleo de Prática Jurídica para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, analista jurídica da Comissão de Anistia do MJ, que falará sobre o tema “Políticas para as mulheres e a Lei Maria da Penha” (Lei 11.340/06).
No dia 28 (manhã) o advogado Alexandre Melo (graduado pela UFPel, mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nacional de Lañus/Flacam, ex-secretário municipal de Qualidade Ambiental de Pelotas, e assessor parlamentar da Câmara dos Deputados), aborda o tema: ” Direito Ambiental como Prática Pedagógica na Escola”.
Na tarde do dia 28 ministrará palestra na Edhuca o juiz de Direito da Comarca de Pelotas, dr. Marcelo Marliza Cabral (mestrando em Poder Judiciário - FGV, RJ; pós-graduado em Direitos Humanos - UFRGS; coordenador estadual da Associação Brasileira de Magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos da Infância e da Juventude. Coordenador adjunto em Educação Jurídica da Liga dos Direitos Humanos; consultor do Plano de Gestão pela Qualidade do Poder Judiciário da Corregedoria-Geral da Justiça do RS; criador do “Projeto Cooperativa João-de-Barro”; “Prêmio Direitos Humanos 2005″ da Assembléia Legislativa do RS, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e United Nations Educational Scientific and Cultural Organization - Unesco) sobre os temas: “Estudo da legislação nacional protetiva dos direitos das crianças e adolescentes; Constituição Federal (artigos 227 e 228); LDBEN; Lei 9394 (artigos 2 e 3); Lei 11.106/06 sobre o tráfico de pessoas; e Lei 9975/00 sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes”.