Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Estudo avalia relação entre nutrição de mães e filhos

26 de Junho de 2008

Estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel investigou, na população mais pobre, a relação entre a nutrição de mães e do seus filhos nascidos em Pelotas em 1982 e que foram acompanhados até os 23 anos de idade. Entre os achados mais importantes do estudo, realizado pela mestranda Ana Lilia Lozada Tequeanes e denominado “Desnutrição materna e antropometria nos filhos adultos coorte de nascimentos de 1982, Pelotas, RS”, está o fato que os filhos de mães muito magras e baixinhas não apresentaram maior chance de ocorrência de obesidade na idade adulta. “Por outro lado, mães que apresentavam sobrepeso ou obesidade antes da gestação tiveram filhos com maior peso em relação à altura e também maior quantidade de gordura na região da cintura aos 23 anos”, observou a mestranda.
Ana Lília diz que atualmente a obesidade apresenta-se como um dos principais problemas de saúde da população em geral, sendo também observado na população mais pobre. “De acordo com os resultados, deve-se buscar esclarecer às mulheres em idade reprodutiva que o seu estado de nutrição no momento de engravidar é também importante para a saúde e nutrição dos seus filhos ao longo da vida. Sendo assim, as mulheres devem ser orientadas a atingir um peso adequado para a sua altura antes de experimentar a primeira gravidez”, afirma a mestranda.
A defesa de dissertação ocorre na quarta-feira(2), às 9h, no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. A banca será composta pelos professores Denise Gigante, Paulo Orlando Monteiro e Cora Luiza Araújo.

Seção: Notícias