Portal da UFPel supera 10 milhões de acessos

23 de Junho de 2008

site-ufpel.JPGO portal web da UFPel - www.ufpel.edu.br - superou, na sexta-feira(20), a marca de 10 milhões de acessos, desde 1º de janeiro de 2004, data em que a versão atual foi ao ar.
O site, mantido desde 1996 pelo Centro de Informática (CI), conta atualmente com diversas áreas de conteúdo dinâmico, como as seções de notícias, licitações, previsão do tempo e outras, onde os dados são fornecidos diretamente pelos setores responsáveis através de sistemas dedicados desenvolvidos pelo CI, fazendo do Portal um veículo ágil de divulgação e um ponto de referência para a comunidade que busca informações sobre a Universidade.
Histórico
A primeira página web da UFPel foi desenvolvida em meados de 1995, quando a Universidade começava a se ligar à Internet, pelo bibliotecário Ubirajara Cruz, da Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia.
Em janeiro de 1996, a manutenção do site foi incorporada às atividades do Centro de Informática, ficando a cargo do técnico Henrique Vianna. O listão do Vestibular 96, informações sobre concursos e anúncios de eventos em geral, foram alguns dos primeiros conteúdos a serem disponibilizados no site.
No período de 1996 a 2002 a rápida evolução da web e dos computadores pessoais, principalmente na área gráfica, fez com que o site passasse por constantes reformulações visuais, visando a aproveitar os novos recursos para torná-lo mais atraente e fácil de navegar.
Em 2003, a Pró-Reitoria de Graduação, através do Nadarte, elaborou um novo conceito visual para o site e chamou-o de Portal. Ainda naquele ano, a chegada de modernos equipamentos no Centro de Informática permitiu a instalação de novas linguagens de programação e sistemas de bancos de dados, que permitiram a criação de páginas web com conteúdo dinâmico e atualizado em tempo real. Assim, em 1º de janeiro de 2004, foi lançada a atual versão do Portal, que contou com a colaboração do então aluno de pós-graduação Emerson Del Ponte, no projeto gráfico. Desde então, o design original vem sofrendo pequenas, mas constantes atualizações, buscando sempre agregar mais conteúdo e facilitar a localização de informações.