Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Mestrado em Memória Social e Patrimônio seleciona turma para ingresso em 2009

18 de Junho de 2008

Estarão abertas, no período de 1º de agosto a 12 de setembro, as inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Área de concentração: Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio Cultural). Poderão inscrever-se como candidatos os graduados em qualquer curso de nível superior desde que o projeto apresentado insira-se na área de concentração e em uma das três linhas de pesquisa do Curso. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico do curso (www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp) . Veja a íntegra do edital.
Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO INGRESSO 2009
Curso recomendado pela CAPES (ofício n0. 389-15/2006/CTC/CAPES)
De ordem do Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, e, de acordo com o regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenação do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Área de concentração: Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio Cultural), nos termos estabelecidos neste Edital.

I-DA INSCRIÇÃO
As inscrições ao Exame de Seleção para o Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel estarão abertas no período de 01 de agosto a 12 de setembro de 2008, das 14:00 às 17:30h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, Rua Barão de Sta Tecla, número 408, CEP 96010-140.
1- Poderão inscrever-se como candidatos os graduados em qualquer curso de nível superior desde que o projeto apresentado insira-se na área de concentração e em uma das três linhas de pesquisa do Curso.
2- É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição, obtido na Secretaria do curso e na página do curso (www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp) no qual o candidato fará opção referente à linha de pesquisa. O Requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:
a) Fotocópia autenticada do diploma de Graduação.
b) Curriculum Vitae (CURRICULUM VITAE Lattes) documentado.
c) Fotocópia autenticada do histórico escolar do Curso de Graduação.
d) Fotocópias autenticadas da carteira de identidade, CPF, do título de eleitor, do certificado de reservista e da certidão de casamento, em caso de mudança do nome.
e) Uma fotografia 3×4.
f) Projeto de dissertação, que deve indicar sua inserção em uma das linhas de pesquisa do Curso (modelo estruturado CNPq, obtido na Secretaria ou na página do Curso).
g) Fotocópia autenticada do comprovante de pagamento de uma taxa de R$120,00 (cento e vinte reais) depositada na conta da FAU-PPGMemória, abaixo indicada:
Banco do Brasil (001)
Agência 3124-0
Conta 20263-0
3-Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente na Secretaria do Curso poderão se inscrever remetendo todos os documentos acompanhados do Requerimento de Inscrição via Correio (sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 12 de setembro de 2008. Não serão aceitas as inscrições postadas após essa data.
4-O candidato que não apresentar os documentos requeridos não poderá participar do processo de seleção.
5-Informações: Secretaria do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural - 0XX- 53- 32223209 (das 14h às 17h30min.), ou através do e-mail: memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

II-DA SELEÇÃO:
O exame de seleção ao Curso será realizado em duas fases, sendo a primeira eliminatória, havendo uma Comissão de Avaliação para as duas. Com a média obtida pelo candidato em cada fase será calculada a média final, que para aprovação deve ser igual ou superior a 7.
1- A primeira fase consistirá na realização de uma prova escrita, comum às três linhas de pesquisa, de caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota mínima 7(sete). O candidato deverá estar presente no local, data e hora determinadas para a prova. As folhas de papel para realização da prova serão fornecidas pelo curso e deverão ser todas devolvidas ao final da prova. Serão sorteados dois pontos dentre os cinco que se encontram no Programa da Prova Escrita que deverão ser desenvolvidos, separadamente, sob forma de dissertação, sendo necessário que o candidato faça referência à bibliografia indicada. Após, dar-se-á início à prova escrita, que terá duração de até quatro horas (240 minutos). Não será permitida consulta a qualquer tipo de fonte. Ao final da prova, o candidato deverá entregar para a Comissão de Avaliação rascunhos e versão final, todas numeradas e identificadas com o seu número de inscrição. Qualquer identificação além do número de inscrição implicará na desclassificação do candidato.
2- A segunda fase consistirá na avaliação do Curriculum Vitae documentado e do Projeto de pesquisa. Esta etapa será classificatória.

III-DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
1. A Comissão de Avaliação levará em consideração:
a) Na prova escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto na questão (até 1 ponto por questão); clareza das idéias apresentadas (até 1 ponto por questão); qualidade do texto quanto aos aspectos de correção e adequação da escrita (até 1 ponto por questão); evidência de capacidade de análise crítica e reflexiva (até 1 ponto por questão); utilização adequada da bibliografia indicada e apresentação de outros títulos e ou autores além do indicado (até 1 ponto por questão). O somatório total de todos os itens nas duas questões será no máximo 10 pontos.
b) Na análise do Curriculum Vitae: participação em projetos de pesquisa (até 2 pontos), participação em projetos de ensino (até 2 pontos), participação em projetos de extensão e trabalhos profissionais (até 2 pontos), participação como ministrante em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares (até 2 pontos), participação como ouvinte em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares (até 2 pontos), produção bibliográfica (até 2 pontos), titulação em pós-graduação (até 2 pontos). As atividades ligadas à memória social e patrimônio cultural serão mais valorizadas. O somatório de todos os itens é 14 pontos, mas o somatório final dessa prova será no máximo de 10 pontos.
b) Na análise do Projeto de pesquisa: Clareza e definição da caracterização do problema (até 2 pontos); Viabilidade e relevância dos objetivos e metas (até 2 pontos); Suficiência da metodologia e adequação dos resultados esperados quanto à proposta do trabalho (até 2 pontos); Qualidade da revisão da literatura e das referências apresentadas (até 2 pontos); Qualidade do texto quanto aos aspectos de correção da escrita (até 2 pontos). O somatório de todos os itens será no máximo de 10 pontos.

2. As médias das fases serão calculadas da seguinte forma:
Nota para aprovação na prova escrita: ³ 7,0
Média da segunda fase: (CURRICULUM VITAE x 2 (dois) + Projeto x 3 (três)) / 5 (cinco)
Classificação - resultante do somatório da nota obtida em cada prova multiplicada pelo seu peso, divido por 10 [(CURRICULUM VITAE x 2 (dois) + Projeto x 3 (três)+ Prova escrita x 5 (cinco)) / 10] ³ 7,0

IV-DAS VAGAS
Total - 20 vagas, assim divididas nas três linhas de pesquisa:
A) 07 (sete) vagas na linha de pesquisa Gestão de Acervos e Patrimônio;
B) 07 (sete) vagas para a linha de pesquisa Memória e Identidade Social e
C) 06 (seis) vagas na linha de pesquisa Patrimônio, Espaço e Território.

V- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
1- DA PRIMEIRA FASE
a) Os candidatos que tiveram sua inscrição homologada deverão comparecer à prova escrita marcada para o dia 10 de outubro com início às 14h no endereço que será informado pelo curso, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha.
b) Os candidatos selecionados na primeira fase de seleção constarão em lista organizada por linha de pesquisa e pelos nomes dos candidatos em ordem alfabética, que será divulgada na página do curso e no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br/) entre os dias 20 e 24 de outubro.
c) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na primeira fase na Secretaria do Curso, do dia 27 ao dia 31 de outubro, no horário das 14h às 17h30min.
2 - DA SEGUNDA FASE
a) Os candidatos classificados para a segunda fase de seleção constarão em lista organizada por linha de pesquisa. Se todas as vagas forem preenchidas, poderá haver até três suplentes por linha de pesquisa que serão chamados se os classificados da lista não realizarem a matrícula no prazo determinado pelo curso.
b) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na segunda fase na Secretaria do Curso, do dia 24 de novembro a 01 de dezembro, no horário das 14h às 17h30min.

VI- DOS RECURSOS
a) Recurso ao resultado da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Avaliação no prazo de até cinco dias contados a partir da divulgação dos resultados.
b) A análise dos recursos será feita pelo colegiado do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.
VII- DISPOSIÇÕES FINAIS
-As provas serão obrigatórias, eliminatórias e classificatórias.
-Em caso de empate, terá prioridade o candidato que tiver obtido a nota mais alta na prova escrita. Se persistir o empate, os candidatos serão convocados a participarem de um sorteio que definirá o preenchimento da vaga.
-Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas, de acordo com a linha de pesquisa escolhida pelo candidato.
-Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa.
- Não será exigido, no momento, teste de proficiência em línguas, que poderá ser feito no transcorrer do primeiro ano de ingresso no Curso. Serão aceitas as provas feitas em inglês ou francês dos testes aplicados pela UFPel, Ielts, Toffel ou Aliança Francesa.
- A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse edital.
- O que não estiver previsto neste edital segue o Regimento dos Cursos stricto sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.
PROGRAMA DA PROVA ESCRITA
a) Pontos:
1. Memória: discussão do conceito no campo das ciências humanas.
2. Análise das relações entre memória social e patrimônio cultural.
3. Análise do panorama da diversidade dos suportes de memória.
4. Instrumentos para a preservação patrimonial: tipos e aplicações.
5. Discussão exemplificada sobre patrimônio material e imaterial na contemporaneidade.

b) Bibliografia indicada:
1. CANDAU, Joel. Antropologia de la memória. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.
2. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70.
3. FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Minc-IPHAN.
4. , Claudia Cerqueira. O lugar mítico da memória. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas - Ano 01, número 01, 2002 - ISSN 1676-2924(arquivo digital)
5. PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana: mito, política, luto e sentido do passado. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1996:103-130.
6. ARÉVALO,Javier Marcos .La tradición, el patrimonio y la identidad.
http://www.dipbadajoz.es/publicaciones/reex/rcex_3_2004/estudios_02_rcex_3_2004.pdf.
7. HUYSSEN, Andreas,En busca del tiempo futuro.
http://cholonautas.edu.pe/memoria/Huyssen.pdf
8. Cartas Patrimoniais - encontradas em http://portal.iphan.gov.br/portal/pesquisa.do

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
1. Inscrição para o processo seletivo de ingresso de alunos em 2009: 01/08 a 12/09 DE 2008.
2. Homologação das inscrições: 15/09
3. Divulgação das inscrições homologadas: 16/09
4. Prazo recursal: 17 a 22/09
5. Análise dos recursos: 23/09
6. Divulgação dos resultados da análise dos recursos: 24/09
7. Prova Escrita: 10/10 - 14h/18h
8. Período de correção: 16/10 ao 30/10.
9. Homologação dos resultados: 31/10
10. Divulgação dos resultados: entre os dias 20 e 24/10
11. Período recursal: 27 a 31/10.
12. Análise dos recursos: de 03 a 06/11.
13. Divulgação dos resultados da análise do recurso: 07/11
14. Período para 2ª etapa da avaliação: 10/11 a 21/11
15. Homologação dos resultados finais: 24/11
16. Divulgação dos resultados finais: 25/11
17. Prazo recursal: 26/11 a 01/12
18. Análise dos recursos: 02/12 a 05/12
19. Divulgação dos resultados da análise dos recursos: 08/12

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Profª Francisca Ferreira Michelon
Coordenação pro tempore do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel
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Prof. Manoel Maia
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFPel

Seção: Notícias