Museu Etnográfico da Colônia Maciel resgata memória da colonização italiana

16 de Junho de 2008

museu-da-maciel-1.bmpO Museu Etnográfico da Colônia Maciel, localizado no 8º distrito de Pelotas, é um espaço dedicado à memória da colonização italiana na região da Serra dos Tapes. O local resgata esta memória através de objetos antigos e imagens fotográficas em preto e branco, permeadas por lembranças orais reportadas pelos descendentes dos primeiros colonos italianos. Entre os objetos expostos, destacam-se um baú vindo da Itália quando da chegada dos primeiros imigrantes, objetos escolares, brinquedos, instrumentos da lida rural e da produção de vinho, peças da intimidade doméstica e da cozinha, como uma panela de ferro suspensa na ‘trempe’ .

O museu traz consigo um amadurecimento na compreensão por parte da população local quanto ao valor de seu patrimônio cultural, percebendo que recordações e outros vestígios do passado constituem um valioso legado que molda a sua identidade cultural. “A comunidade percebe agora como o passado pode ajudar-lhe a direcionar seu futuro. Reconforta-nos saber que, graças à parceria estabelecida com a comunidade, muitos objetos, fotos e lembranças, que em pouco tempo cairiam no vazio do esquecimento irreversível, hoje têm sua preservação garantida”, observa o professor Fábio Vergara Cerqueira, diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, ao qual o museu está ligado.

O Museu Etnográfico fica aberto de quarta a domingo das 13h30min às 17h30min. Maiores informações ou agendamento de visitas pelo telefone 3227-1475.