UFPel eficientiza gastos com energia

21 de Maio de 2008

faurb.jpgEstão em fase final de instalação, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAUrb) da UFPel, os equipamentos destinados a eficientizar o sistema de iluminação daquela unidade. O trabalho é fruto de convênio firmado em janeiro entre o Governo do Estado e a CEEE-D com a UFPel, através do Programa de Eficiência Energética da CEEE-D (PEE). No Instituto de Artes e Design (IAD), outra unidade beneficiada, o serviço já foi concluído. Através deste acordo, a UFPel recebeu cerca de R$ 90 mil para substituição de lâmpadas, reatores e luminárias, devendo gerar uma economia de, aproximadamente, 30% na fatura de energia elétrica das unidades.

Este acordo é um dos resultados do Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica da UFPel, idealizado e desenvolvido pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (Labcee) da FAUrb, que, além da captação destes recursos junto a CEEE-D, promoveu uma economia de cerca de R$ 180 mil nos gastos de energia da UFPel, de julho de 2006 a dezembro de 2007, somente com o gerenciamento das faturas.

O corpo técnico do Labcee atua também no projeto de eficientização do sistema de iluminação de unidades do campus Capão do Leão e num programa de conscientização que gerará benefícios diretos para cada uma das unidades da UFPel.