CAVG oferece curso de hidrometria para gestão de recursos hídricos

21 de Maio de 2008

Estão abertas até esta quarta-feira, dia 28 de maio, as inscrições para a Seleção ao Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, oferecido pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel), através do Grupo de Infra-estrutura e Recursos Hídricos e instituições e órgãos colaboradores. A oferta do curso se tornou possível pela aprovação em edital específico do CT-Hidro – Fundo Setorial de Recursos Hídricos, do Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq, com o apoio da Agência Nacional de Águas. Dirigido à comunidade gaúcha, o Curso de Hidrometria está voltado prioritariamente para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de nível médio ou técnico, envolvidos com atividades da área de recursos hídricos e que estejam, preferencialmente, vinculados a instituições cujas competências se relacionam com a gestão de recursos hídricos, como Prefeituras Municipais, cooperativas, companhias, associações, empresas públicas ou privadas e órgãos municipais, estaduais e/ou comitês de bacias, em especial da Mesorregião Sul.Com um total de 440 horas, essa capacitação terá disciplinas que serão ofertadas de maneira concentrada em onze semanas, distribuídas durante o ano de 2008, de tal forma que os candidatos com vínculo de emprego não necessitem se afastar de seus afazeres e possam participar de maneira efetiva. O curso e todo material didático serão inteiramente gratuitos. Ainda serão disponibilizadas, para os candidatos oriundos de outros municípios, 15 vagas, em alojamento do CAVG, dotados de infra-estrutura para abrigar os alunos no período em que estão sendo ministradas as disciplinas. O início do curso será no dia 9 de junho. A ficha de inscrição, o edital e as demais informações estão disponíveis no site http://hidrometria.ufpel.edu.br ou na Unidade Especial de Administração Escolar do CAVG, no endereço: Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791, bairro Arco-Íris, Pelotas – RS ou pelo telefone (53) 3277-6700. Informações adicionais poderão ser requeridas junto ao coordenador do Curso, professor Gilberto Loguercio Collares, e ainda podem ser solicitadas através do endereço de e-mail: hidrometria@ufpel.tche.br. Cabe lembrar que serão priorizados no processo de seleção os candidatos indicados por instituições que se vinculam com recursos hídricos nos seus afazeres diários, sejam usuários ou gestores, na pesquisa, fomento, assistência técnica, entre outros, conforme determina o Edital CNPq CTHidro 037/2000.