UFPel participa de eventos em Microeletrônica

5 de Maio de 2008

Alunos do curso de Ciência da Computação da UFPel, sob a coordenação do professor Luciano Agostini, participam, de segunda a sexta-feira (5 a 9/5), em Bento Gonçalves-RS, do 23º Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2008) e da 10ª Escola de Microeletrônica (Emicro 2008). Ambos os eventos são apoiados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e pela Circuits and Systems Society (CAS) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e, neste ano, são organizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O SIM é um simpósio de caráter regional focado na área de microeletrônica. Nesta edição serão apresentados cinco artigos, em inglês, relatando resultados de investigações desenvolvidas no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) do Departamento de Informática da UFPel. Já a Emicro é uma escola formada por dois cursos, um básico e um avançado. O curso básico é ministrado em português, por pesquisadores nacionais reconhecidos, enquanto que o curso avançado é ministrado em inglês por renomados pesquisadores internacionais.

No ano de 2009, os dois eventos serão realizados em Pelotas, sob a coordenação geral do professor Luciano Agostini, dando visibilidade para a UFPel na área de Microeletrônica. A edição de 2009 da Emicro será comemorativa, pois o evento estará retornando à UFPel exatamente 10 anos após a sua primeira edição, já que, em 1999, o professor Marcello Macarthy, do DInfo, de forma precursora no país, coordenou a primeira edição do evento na Universidade. Além disso, a realização desses eventos se juntarão às comemorações alusivas aos 40 anos da UFPel e do Instituto de Física e Matemática (IFM), que se completam em 2009. Maiores informações sobre os eventos podem ser encontrados no site http://www.inf.ufrgs.br/emicro/.