Ex-ministro Murílio Hingel recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPel

28 de Março de 2008

murilio-hingel.jpg Em solenidade programada para o próximo dia 4 de abril, às 10h30min, no Centro de Integração do Mercosul, a UFPel outorga ao ex-ministro da Educação, Murílio de Avellar Hingel, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade. A distinção foi concedida pelos Conselhos Superiores da Universidade em 1996, último ano da primeira gestão do reitor Cesar Borges, mas a concessão acabou sendo adiada por problemas de agenda.

A honraria é um reconhecimento ao decisivo apoio recebido do então ministro Murílio Hingel, que viabilizou a realização de vários projetos em 1993 e 1994, entre os quais a urbanização do Campus Universitário, concretizando uma antiga aspiração da Universidade. Além de inaugurar as obras de pavimentação, Hingel também inaugurou a nova Central Telefônica da UFPel.

Natural de Petrópolis(RJ), Murílio de Avellar Hingel, 75 anos, é graduado em Licenciatura em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora (MG), e pós-graduado, em nível de especialização, em Planejamento Educacional para o Ensino de primeiro e segundo graus.

Foi professor e diretor de diversos estabelecimentos públicos e particulares de ensino fundamental e médio e secretário municipal de Educação e Cultura de Juiz de Fora (1967/73); técnico educacional da Coordenação de Assistência Técnica aos Estados e Distrito Federal do Ministério da Educação (1973/79); diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e diretor eleito da Faculdade de Filosofia e Letras da UFJF (1964/69); diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Juiz de Fora (1985/86); e secretário da Educação de Minas Gerais (1999/2002). Possui o diploma da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, outorgado em 1992.

Em sua gestão como ministro da Educação, no período de outubro de 1992 a janeiro de 1995, durante o governo Itamar Franco, as universidades receberam o maior volume de recursos da história. Em dois anos, foram aplicados o equivalente a R$ 2,5 bilhões em equipamentos, bibliotecas e em hospitais universitários. Marcou seu trabalho pelo diálogo com as universidades, até então acostumadas com a linguagem das grandes metrópoles.

Foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico em 1994, tendo, na condição de ministro da Educação, integrado o Conselho da Ordem. Hoje, Hingel é conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Professor Emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora – 1992, foi também distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais do Espírito Santo – 1993, de Lavras – 1995, do Rio Grande (Furg) – 1996, Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – 1996 e do Piauí – 1996.

Entre as diversas condecorações recebidas, destacam-se as de Comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (1990), Chanceler da Ordem do Mérito Educativo (1992), Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar do Ministério do Exército (1993), Grande Oficial do Mérito Aeronáutico do Ministério da Aeronáutica (1993), Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil (1994), Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores (1993), Grã-Cruz da Ordem do Mérito Brasília do Governo do Distrito Federal (1993), Grã-Cruz da Ordem dos Timbiras do Governo do Estado do Maranhão (1993), Grã-Cruz da Ordem Anita Garibaldi do Governo de Santa Catarina (1994), Grã-Cruz da Ordem dos Pinheiros do Governo do Estado do Paraná (1994), Grande Medalha da Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais (1994), Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil (1994) e Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (2002).

Murílio Hingel também recebeu a Medalha do Bicentenário da Morte do Alferes Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, Medalha de Honra do Mérito Educacional do Governo de Minas Gerais, Medalha da Escola Paulista de Medicina, Medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Medalha da Fundação Joaquim Nabuco do Estado de Pernambuco, Medalha Pedro Américo do Governo do Estado da Paraíba, Medalha do Mérito Condaf – Conselho de Diretores das Escolas Agrotécnicas Federais, Medalha do Centenário de Gustavo Capanema do Governo do Estado de Minas Gerais, Honra ao Mérito da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e Cidadão Honorário de Juiz de Fora-MG.