Encontro internacional discute ensino de Matemática e Ciências

25 de Março de 2008

Professores e pesquisadores de universidades da Espanha, Portugal, Chile e Brasil discutem na UFPel alternativas metodológicas que visam à melhoria da compreensão das disciplinas de Matemática e Ciências, nos ensinos Fundamental e Médio. O encontro denominado Rede Internacional de Estudo em Ciências e Matemática para os Ensinos Básicos se realiza de segunda a quarta-feira, no Centro de Integração do Mercosul.

A idéia é criar um núcleo de pesquisa e estudos que mobilize docentes e discentes na discussão de novas alternativas capazes mudar as metodologias de ensino e reverter os baixos índices de aprendizagem – problemas comuns aos diversos países –, seja através da oferta de cursos de capacitação ou de novas formas de lidar com o problema.

“Cada universidade está apresentando o que pensa sobre o assunto e o que é feito no seu país de origem. Depois das discussões pretendemos elaborar um documento para apresentar às reitorias e aos órgãos financiadores”, observa o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Vitor Hugo Manzke. Segundo ele, tenta-se estabelecer um vínculo maior entre as instituições, no sentido de estabelecer diretrizes na formação de professores, na flexibilização curricular e na formação continuada de professores.