Intercâmbio aproxima UFPel e Universidade de León

20 de Março de 2008

professoras-espanha.jpgDando seqüência às ações de intercâmbio existentes entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de León, Espanha, que, desde 1997, tem possibilitado a mobilidade de alunos e professores, encontram-se em visita à UFPel as professoras Sagrario Flores Cortina, diretora do Departamento de Didática General, Específicas y Teoria de la Educacion, e Maria Cruz Melón, coordenadora do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional daquela universidade.

Em sua estada em Pelotas, elas interagem com professores e estudantes locais em assuntos sobre educação e desenvolvimento regional. A professora Sagrario Flores traz a experiência sobre a implantação de museus pedagógicos, projeto que revolucionou o sistema educacional espanhol, através de centros de ensino livre. Recentemente, o país sediou um congresso mundial nessa área.

Já a professora Maria Cruz Melón, realiza contatos e profere conferências sobre desenvolvimento regional em unidades da UFPel. Seu primeiro compromisso, foi com o curso de Mestrado em Ciências Sociais, do Instituto de Sociologia e Política (ISP), onde ministrou palestra na última quarta-feira(19).

Fundada a partir de centros tradicionais de formação profissional, a Universidade de Leon possui centros especializados em áreas como educação, tecnologia de alimentos, gestão ambiental, produção pecuária, biomedicina, energias renováveis, ciências agrárias, veterinária, entre outras. Através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, a instituição contribui com as políticas da União Européia voltadas ao estabelecimento de programas de estímulo ao desenvolvimento de regiões menos favorecidas.