Evento UFPel em Revista recepciona calouros da Universidade

19 de Março de 2008

recepcao-calouros-0-2.jpg A UFPel recepciona nesta quarta-feira(19) os novos alunos da Universidade, através do evento intitulado “UFPel em Revista”, realizado em duas edições: pela manhã, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, campus do Capão do Leão, e à noite, às 20h, no anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense. A programação é coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação, tendo como parceiros as pró-reitorias de Extensão e Cultura, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Assistência Estudantil, e o Diretório Central de Estudantes.

A atividade serve para transmitir aos calouros informações sobre os diversos serviços e projetos disponibilizados pela Universidade, nas diversas áreas.

“Esse é um momento único na história da instituição”, avaliou o reitor Cesar Borges, presente ao ato de instalação do evento, referindo-se ao encontro entre docentes, estudantes e representantes dos setores administrativos da UFPel. Ele fez referência ao processo de reestruturação das universidades públicas do país e projetou a expansão pela qual a UFPel passará nos próximos três anos. “A Universidade só poderá ser melhor se todos unirem forças. Aqui ninguém é dono de nada, a UFPel é de todos nós”, afirmou.

A pró-reitora de Graduação, professora Eliana Póvoas disse que o modelo de recepção aos calouros adotado na oportunidade deverá se repetir nos próximos anos. Na exposição de sua área, estão sendo apresentados todos os aspectos que constituem a vida acadêmica dos estudantes, como matrículas, registros, bolsas de desempenho, entre outros. Também foram relatadas as formas de acesso ao sistema de bibliotecas.

O pró-reitor Vitor Hugo Manzke traz um relato sobre as atividades de Extensão e Cultura, nas áreas de arte e cultura, treinamento e intercâmbio internacional, esta exposta em detalhes pela diretora do Dipi, professora Cândida Beatriz Borges Zambrano. Na exposição da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, o professor Alípio D’Oliveira Coelho descreve os programas de apoio ao estudante, como restaurantes-escola, moradia estudantil e atenção à saúde, referindo-se também às bolsas de auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o novo titular da área, professor Manoel de Souza Maia, expôe a atuação dos departamentos de Pesquisa e de Pós-Graduação e da Agência de Gestão Tecnológica. Ele conclama os estudantes a se tornarem alunos ativos e participativos, dispostos a construir seu currículo ao longo da vida acadêmica, lembrando que é na Universidade que se constroem os alicerces da vida profissional futura. O evento tem também a participação do Diretório Central dos Estudantes, que apresenta as atividades prestadas pelo órgão.