Emoção e poesia na despedida dos rondonistas

3 de Março de 2008

Alegria, descontração e uma dose de nostalgia marcaram a despedida dos 240 rondonistas que encerraram sua missão nos 15 municípios da região e se reuniram no Cefet-RS para o encerramento do trabalho. Tudo isso se somou a uma agradável sensação do cumprimento do dever.

Durante duas semanas, equipes formadas por 16 integrantes em cada município, atuaram em ações sociais junto às administrações municipais com o objetivo de elaborar projetos que serão encaminhados a diversos Ministérios do Governo Federal, na expectativa de levantar recursos para suas execuções.

Os participantes (120 oriundos de universidades de outras regiões do país e 120 integrantes da UFPel e Furg) têm um prazo de 30 dias para a entrega do relatório final com os resultados à coordenação do programa. Posteriormente, de maio a dezembro, os estudantes da UFPel e da Furg darão continuidade aos projetos, na etapa local de ação continuada, denominada Caminhos Farroupilhas.

Por ocasião do encerramento dos trabalhos, a professora Fernanda Lessa Freitas Camargo, da Faculdade de Nutrição da UFPel, compôs o seguinte poema, que traduz a importância e nobreza da iniciativa:

Desperta a esperança

e motiva a equipe que avança.

Ação e participação

na construção da melhoria da população.

Muita energia e alegria todo dia,

a caminho da glória,

com a colaboração do Ministério da Defesa,

Exército, Universidade e Municípios

engajados no projeto que brilha nos olhos,

por certo,

daqueles que se beneficiam.