Programa Memoriar na Festa da Melancia em Pedro Osório

29 de Fevereiro de 2008

Após intensa participação no Fórum Social do Dunas em janeiro, o Memoriar (Programa Regional de Educação Patrimonial da Região Sul do RS), realizado pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas da UFPel (ICH) em 13 cidades, no âmbito do convênio Arqueologia e Educação Patrimonial firmado entre a Universidade e a empresa Votorantim Celulose e Papel, estará presente na Feira da Melancia de Pedro Osório, com as seguintes atividades:

1.                   Exposição arqueológica “A Arqueologia contando a nossa história” (peças arqueológicas do acervo do Lepaarq, inclusive material resultante do convênio);

2.                   Exposição fotográfica ”Varal de olhares” (material fotográfico gerado pela aplicação e pesquisas do programa Memoriar, nos anos de 2005 a 2007, registrando olhares variados sobre o Patrimônio material e imaterial da região sul do estado, nas 13 cidades envolvidas no programa);

3.                   Apresentação de power point com as atividades desenvolvidas pelo programa Memoriar na cidade de Pedro Osório;

4.                   Teatro de fantoches (teatro educativo, voltado à sensibilização das crianças para a importância da memória, criado pela equipe do Lepaarq, com a participação de estagiários dos cursos de História, Turismo e Geografia).

A experiência de participação da equipe no “Fórum Social das Periferias”, no Dunas, em janeiro, assumindo importantes funções no chamado “Forunzinho” (onde ficavam as crianças) foi um grande aprendizado para a equipe de estagiários, pelo contato com a realidade social em questão, e pelo esforço em adaptar os fins e métodos da educação patrimonial a este contexto social, preocupando-se notadamente com as crianças e sua auto-estima cultural.

“Foi uma experiência distinta daquela desenvolvida nas comunidades rurais e dos pequenos municípios da região, onde o Memoriar/Lepaarq/ICH/UFPel se faz presente desde 2005, tendo participado de algumas dezenas de eventos públicos desde então”, avalia o coordenador do Lepaarq/UFPel, professor Fábio Vergara Cerqueira.