Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Mestranda da UFPel realiza estudo no Museu Histórico Nacional do RJ

28 de Fevereiro de 2008

denisebmp.jpg A mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel), Denise Ondina Marroni dos Santos, esteve recentemente no Museu Histórico Nacional (MHN) do Rio de Janeiro, um dos mais importantes museus do país. Pesquisando conservação preventiva em tecidos, sob a orientação da museóloga e curadora do acervo têxtil, Vera Lúcia de Lima, foram estudados materiais e formas de acondicionamento, higienização, controle ambiental, elaboração de suportes para diferentes peças, entre outras medidas de salvaguarda.

         O MHN tem um rico e variado acervo têxtil e possui um trabalho de conservação em tecidos com base nos procedimentos empregados no Museu Del Traje de Madrid.

         A pesquisa sobre tecidos teve início em 2006, no curso de Especialização em Patrimônio Cultural - Conservação de Artefatos (IAD/UFPel), com um Estudo Histórico da Moda na década de 1920, em Pelotas, a partir do acervo têxtil do Museu da Baronesa.

         No curso de Mestrado MSPC, a pesquisa teve continuidade, entretanto, o período de estudo alargou-se, incluindo o final do século XIX até os anos 30 do século XX.

         Uma vez que o trabalho de pesquisa estava vinculado ao Museu da Baronesa, o estudo histórico forneceu dados sobre os objetos, no momento em que estava sendo efetuada a catalogação dos mesmos. Assim, dados sobre a origem, material e usos dos artefatos ainda estão sendo elucidados e posteriormente incorporados às fichas, cumprindo uma das atividades museológicas imprescindível em qualquer instituição: a pesquisa sobre o acervo.

Já as medidas de conservação preventiva possibilitarão a adoção de medidas que visam prolongar a vida útil destes artefatos, dentro dos preceitos de conservação preventiva.

        

  

Seção: Notícias