Proasa, uma conquista da comunidade da UFPel

25 de Fevereiro de 2008

proasa-interior-2.jpg O que era um antigo sonho dos servidores da UFPel se transformou em realidade. O reitor Cesar Borges, antes mesmo de assumir a Reitoria, em janeiro de 2005, já demonstrava preocupação com a saúde dos servidores e dos alunos da UFPel. Tão logo tomou posse, solicitou à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD) que desenvolvesse estudos buscando alternativas para solucionar uma questão preocupante, e que causava grande desconforto para os servidores da UFPel – a falta de um Plano de Saúde.

Em 21 de dezembro de 2005, inaugurava-se o Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno (Proasa), com o objetivo prestar serviço médico valendo-se da excelente estrutura de recursos humanos e materiais da própria Universidade.Desde sua implantação, o Proasa possui um quadro clínico e técnico de alta qualidade, prestando atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, psiquiátrico e de enfermagem. Atualmente, o Programa atende cerca de 300 pessoas por mês e disponibiliza 475 exames complementares laboratoriais e especializados, entre os quais destacam-se: BHCG, HIV, mamografia (através de convênio firmado com a FAU), eletrocardiograma e eletroencefalograma. Merece destaque o direito de utilização da estrutura que o Proasa disponibiliza a todos os servidores (professores e técnico-administrativos), alunos e funcionários das fundações da UFPel, assim como a seus dependentes.Para o coordenador administrativo do Programa, João Koglin, o ato realizado pelo professor Cesar Borges demonstra a preocupação da atual gestão com a saúde da comunidade universitária. “Também é importante destacar o apoio da chefe de Gabinete, Roberta Rodrigues Trierweiler, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Elio Paulo Zonta, sem o qual não seria possível oferecer uma estrutura de atendimento compatível com as necessidades dos servidores da UFPel, pois em todos os momentos de dificuldades que enfrentamos eles estiveram ao nosso lado”, enfatiza Koglin.O coordenador anuncia para o início de abril a inauguração de consultório odontológico que prestará serviços básicos de odontologia, totalmente gratuitos. Todas as informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo telefone 3225-3267 ou através do e-mail: proasa@ufpel.edu.br . O Proasa está localizado na rua Dr. Cassiano, 424.