Projeto Rondon regional contemplará 15 municípios

8 de Fevereiro de 2008

vitor-hugo.JPG

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel está ultimando os preparativos para  a segunda edição do Projeto Rondon na Zona Sul do RS, que neste ano terá também a participação da Furg. Na chamada operação Rio Grande do Sul, a UFPel coordenará as atividades em dez municípios, cabendo à Furg o gerenciamento de cinco municípios.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Vitor Hugo Manzke, nesta oportunidade a Universidade estará presente com 340 estudantes, nos municípios de Arroio do Padre, Dom Pedrito, Hulha Negra, Jaguarão, Pedras Altas, Piratini, Santana da Boa Vista, Encruzilhada do Sul, São Lourenço e Sentinela do Sul. As ações serão desenvolvidas no período de 15 de fevereiro a 2 de março.

No mês de janeiro, Manzke esteve no norte do país, na abertura do projeto Rondon Nacional. A ação, denominada Grão Pará, teve como alvo comunidades de Belém do Pará e Teresina, Piauí.

As atividades desenvolvidas por iniciativa da UFPel em 2007, foram decisivas na mudança de concepção do Projeto Rondon em nível nacional.Um dos exemplos é o Caminho Farroupilha, programa criado pela instituição com o objetivo de dar continuidade às ações desenvolvidas pelos alunos do projeto por mais oito meses e que passou a ser adotado em outros estados.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, o Projeto Rondon envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar os estudantes da realidade do país, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades carentes, através de ações voltadas à defesa dos direitos de cidadania, educação, atividades comunitárias solidárias, agricultura familiar e elaboração de projetos que favoreçam a infra-estrutura urbana, nas áreas de saneamento básico e meio ambiente.

“Em nossa experiência, são inegáveis os benefícios usufruídos pela visita dos rondonistas, nas diversas ações de extensão universitária”, observa o pró-reitor da UFPel, lembrando os recursos obtidos pelo município do Chuí para a área de saneamento básico. Vitor Manzke cita também os exemplos de Turuçú, que conseguiu resolver problema ambiental no município, e de Santana da Boa Vista, que fez projetos de planejamento turístico e de geoprocessamento com GPS.