Interação em Biotecnologia com a Universidade do Ceará

1 de Fevereiro de 2008

Nesta semana o biólogo e mestrando em biotecnologia Vinicius Farias Campos e o estudante de iniciação científica Cristian Kaefer se deslocaram à Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, para dar início ao processo de interação em atividades biotecnológicas entre as instituições.

A parceria estabelecida entre o Grupo de Embriologia Molecular e Transgênese Animal do Centro de Biotecnologia da UFPel, através do professor Tiago Collares e do Grupo de Moléculas Biologicamente Ativas, liderado pelo professor Benildo Sousa Cavada, da Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

A interação entre as instituições já vem sendo realizada há algum tempo, através das atividades desenvolvidas pelo doutorando em Biotecnologia Luciano Pinto, que busca a expressão de lectinas de interesse farmacológico em plantas transgênicas e fungos geneticamente modificados, sob co-orientação do professor Cavada.

As atividades que serão realizadas pelos estudantes Campos e Kaefer buscam isolar lectinas do plasma seminal de peixes e aves. Esse é o primeiro passo dos objetivos do grupo para geração de animais transgênicos biorreatores. Segundo o professor Collares, do Cenbiot, a oportunidade dada aos estudantes fortalecerá as pesquisas desenvolvidas na UFPel, neste seguimento biotecnológico e promoverá uma ponte futura de intercâmbio de alunos nessa rota do conhecimento.