Conservatório divulga Oficinas de Música para o mês de fevereiro

1 de Fevereiro de 2008

Neste mês de fevereiro, o Conservatório de Música da UFPel estará promovendo diversos cursos de música, destinados a diversos públicos. A unidade está localizada na rua Félix da Cunha 651, telefone 3222-2562. As oficinas são as seguintes:

Técnica e Interpretação de Árias de Ópera e Lied – Prof. Ataúlfo Martins –  curso de aperfeiçoamento de Árias de ópera e Lieder, com duração de quatro semanas. O curso destina-se a cantores líricos de Pelotas e região, alunos e ex-alunos do curso do curso de Bacharelado e Licenciatura em canto da UFPel, bem como cantores da comunidade que possuam o repertório básico. O curso se propõe a um trabalho específico de aprimoramento e refinamento do repertório operístico e do Lieder, não destacando outro tipo de repertório camerístico.

Iniciação ao Violão Erudito - Prof. Fabio Dalla Costa – programado para o período de19 a 29 de fevereiro de 2008, das 8h30min às 12h na sala 6 do Conservatório de Música. O curso é destinado para jovens e adultos a partir dos 14 anos de idade e versará sobre técnica interpretativa para violão erudito. È necessário comparecer às aulas com o instrumento, um caderno de música, lápis e borracha

Arranjo na Música Popular - Prof. Luciano da Cosata Nazário, bacharel em violão pela UFPel e mestre em composição pela UFBa – durante o curso os alunos aprenderão a elaborar arranjos para pequenos grupos instrumentais (madeiras, metais, e cordas), juntamente com a seção rítmico-harmônica (baixo, bateria, piano,violão e guitarra). O curso é gratuito e direcionado a músicos de todos os instrumentos. Pede-se, como pré- requisito, que os alunos tenham familiaridade com a pauta (clave de sol e fá), armadura, tonalidade, escalas e cifras. As inscrições já estão abertas.

Workshop de Violino - Professor Alexandre Starosta – O objetivo é apresentar a evolução do violino através da História, mostrando exemplos musicais de cada período, do Barroco ao Contemporâneo, incluindo a música popular, bem como apresentar e discutir alguns tópicos teórico- práticos da execução violinística. O curso é dirigido ao público em geral (idade mínima 15 anos) e alunos de música, interessados em conhecer a participação do violino na cultura musical. Período de realização: 12 e 13/02/2008, 19 a 21/02/2008 e 25 a 27/02/2008. A carga horária é de 32 horas/aula.