Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Lepaarq do ICH no Fórum Social do Dunas

24 de Janeiro de 2008

    O Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel está participando do Fórum da Periferia-Rede Periferia, “Um outro mundo é aqui”, realizado desta quinta-feira(24) a sábado, no bairro Dunas, em Pelotas.     Entre as instituições que compõem a rede de parceiros que apóiam este importante evento de interesse e compromisso social, estão, além do Lepaarq, a ONG Instituto de Memória e Patrimônio, a UCPEL, o Fome Zero, a Rede Ecosol, o Amiz, o Capa, Stela Maris e o programa Cultura Viva.  

O objetivo geral do Fórum Social das Periferias é estimular a construção de uma Rede Periferia de comunicação local / global, para trocas de experiências entre comunidades de periferias, como estratégia para mudança das condições e das situações atuais de desfavorecimento, voltada ao desenvolvimento de práticas autônomas e sustentáveis, ao aumento da auto-estima e à valorização das culturas locais.

A participação do Lepaarq, voltada à educação patrimonial, de acordo com o coordenador do Laboratório, professor Fábio Vergara Cerqueira, além de apoiar à organização, se concentrará no Forunzinho, destinado às crianças, visando a desenvolver atividades de sensibilização para o patrimônio cultural, buscando fomentar a sua auto-estima social, com base na valorização de sua memória social e identidade cultural.

Entre as ações educativas voltadas ao patrimônio cultural, destaca-se a valorização e resgate de brincadeiras infantis e cantigas de roda, tema sobre o qual ocorrerá uma oficina.

Entre as brincadeiras, estão amarelinha, cinco marias, perna de pau, telefone sem fio, atirei o pau no gato, entre outras.         Complementando esta dimensão lúdica, será realizado o teatro de fantoches, sobre a memória, cuja história incluirá questões levantadas pelas crianças do bairro.

Para se gerar um conhecimento sobre a perspectiva endógena do patrimônio cultural, existente nestas comunidades, fundamento das intervenções educativas do Lepaarq, será aplicado um pequeno questionário para ser respondido oralmente pelas crianças, com o intuito de mapear e valorizar a cultura material e imaterial de bairro, atividade de pesquisa que incluir um levantamento de imagens, como de escolas que são modelos no bairro Dunas, do Observatório, de atividades lúdicas.

O Lepaarq participará ainda da mesa temática Educação, cultura e lazer, que inclui a colaboração com o documentário sobre a história do bairro Dunas, com foco nos três eixos temáticos do evento. Este documentário servirá de apoio para as discussões do fórum.

A equipe, de formação multidisciplinar conta com a coordenação técnica da pedagoga Jezuína Kohls Schwanz, egressa da Faculdade de Educação da UFPEL, e especialista em Memória, Identidade e Cultura Material (ICH/UFPEL), de uma antropóloga e de uma historiadora, além de um grupo de estagiários acadêmicos dos cursos de História, Geografia e Turismo.

Seção: Notícias