MEC libera R$ 13,2 milhões para a UFPel

2 de Janeiro de 2008

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Borges, obteve no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na tarde de sexta-feira(28), a liberação de R$ 13,2 milhões para obras e equipamentos, tendo conseguido uma antecipação de 60% dos recursos do projeto Reuni para 2008. O montante - já depositado em conta da UFPel - e exclusivamente voltado para investimentos, significa pouco mais de 10% dos recursos que alcançam R$ 128 milhões programados para a universidade. De acordo com o reitor, essa conquista se deve aos projetos elaborados pela universidade e que foram integralmente aprovados pelo MEC.

Segundo Borges, o ministério destinou recursos para as universidades Nacional de Brasília (UNB), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN) e Federal de Pelotas (UFPel). As quatro instituições foram as que receberam as maiores dotações. As verbas, do projeto Reuni, serão aplicadas no decorrer de 2008 e já foram liberadas.

Borges lembra que entre as universidades federais do interior a UFPel ficou em primeiro lugar no País. “É necessário destacar, a esta altura, a sensibilidade do ministro Fernando Haddad em relação aos principais problemas da Metade Sul do Estado”, disse. O reitor também deu ênfase ao apoio irrestrito que tem recebido do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior da Sesu/MEC, através de sua titular, professora Maria Ieda Diniz, coordenadora da área.

Onde será aplicado

A Universidade Federal de Pelotas investirá parte dos recursos recentemente obtidos em prédios adquiridos na zona do Porto. As edificações compõem um quarteirão de cinco mil metros quadrados. Nele a instituição ampliará a área de unidades com salas multi-uso e equipamentos modernos para os cursos dos institutos de Sociologia e Política e de Ciências Humanas, além da Faculdade de Educação. Também construirá as instalações que irão abrigar outra graduações, entre as quais estão as engenharias e Física.

A UFPel ainda comprará equipamentos para todas as unidades que serão instaladas no Campus Porto, no antigo Frigorífico Anglo. Investirá recursos na transferência da reitoria para o local e, com isso, terá condições de implantar a Faculdade de Veterinária na atual Reitoria do Campus do Capão do Leão. Estas duas últimas obras devem ser concluídas em julho de 2008, data prevista para inauguração dos dois novos espaços.

Concurso para servidores

Outra notícia importante transmitida de Brasília pelo reitor César Borges volta-se para os técnico-administrativos. Ele anunciou autorização de concurso imediato para 45 servidores efetivos na UFPel. Disse que a instituição abrirá o concurso no início de 2008. Borges voltou a enfatizar que a boa vontade do MEC tem sido decisiva em relação aos projetos da universidade e que Brasília tem correspondido aos interesses da educação superior na Metade Sul do Estado. Prova disso, destaca César Borges, foi o papel reservado à UFPel e à UFSM no processo de implantação da Unipampa. Segundo ele, a própria Universidade Federal de Pelotas marca presença hoje nas cidades de Bagé, Santana do Livramento, Jaguarão, Caçapava do Sul e Dom Pedrito, endereços dos campi da Unipampa sob responsabilidade da instituição.