A inauguração do Laboratório de Biologia Celular, junto ao Centro de Diagnósticos de Doenças da Boca (CDDB), no sexto andar da Faculdade de Odontologia, nesta quinta-feira(20), representa mais um incremento às pesquisas na área da saúde na UFPel e é um passo importante para a futura criação do Laboratório de Engenharia Tecidual.
O laboratório inaugurado permitirá o estudo completo das células – genes, proteínas e enzimas –, facilitando a elaboração de diagnósticos mais precisos das afecções orais. Segundo a professora Adriana Etges, muitos procedimentos que necessitavam ser encaminhados para Porto Alegre poderão ser realizados na própria Universidade. Os benefícios se estendem à toda a comunidade da região, que utiliza os serviços.
Compareceram ao ato inaugural o reitor Cesar Borges, os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Élio Paulo Zonta, e Administrativo, Francisco Luzzardi, a diretora da Faculdade de Odontologia, professora Márcia Bueno Pinto, a coordenadora CDDB, professora Lenita Maria Aver de Araújo, ex-diretores da instituição, professores e convidados.
Márcia Bueno Pinto anunciou para breve a aquisição, através de projeto aprovado pelo CNPq, de um Microscópio Eletrônico de Varredura, através de parceria entre a UFPel e a Furg, além de diversas empresas. De alta sensibilidade, o equipamento é utilizado em análises profundas de estruturas orgânicas e inorgânicas. O edital já foi aprovado e o equipamento deverá chegar do Japão em um prazo de três a quatro meses.