Odonto inaugura Laboratório de Biologia Celular

21 de Dezembro de 2007

foto José PachecoA inauguração do Laboratório de Biologia Celular, junto ao Centro de Diagnósticos de Doenças da Boca (CDDB), no sexto andar da Faculdade de Odontologia, nesta quinta-feira(20), representa mais um incremento às pesquisas na área da saúde na UFPel e é um passo importante para a futura criação do Laboratório de Engenharia Tecidual.

O laboratório inaugurado permitirá o estudo completo das células – genes, proteínas e enzimas –, facilitando a elaboração de diagnósticos mais precisos das afecções orais. Segundo a professora Adriana Etges, muitos procedimentos que necessitavam ser encaminhados para Porto Alegre poderão ser realizados na própria Universidade. Os benefícios se estendem à toda a comunidade da região, que utiliza os serviços.

Compareceram ao ato inaugural o reitor Cesar Borges, os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Élio Paulo Zonta, e Administrativo, Francisco Luzzardi, a diretora da Faculdade de Odontologia, professora Márcia Bueno Pinto, a coordenadora CDDB, professora Lenita Maria Aver de Araújo, ex-diretores da instituição, professores e convidados.

Márcia Bueno Pinto anunciou para breve a aquisição, através de projeto aprovado pelo CNPq, de um Microscópio Eletrônico de Varredura, através de parceria entre a UFPel e a Furg, além de diversas empresas. De alta sensibilidade, o equipamento é utilizado em análises profundas de estruturas orgânicas e inorgânicas. O edital já foi aprovado e o equipamento deverá chegar do Japão em um prazo de três a quatro meses.