Premiados no 16º CIC recebem troféus

14 de Dezembro de 2007

cic.jpgEm cerimônia realizada na noite da quinta-feira(13), no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, foi realizada a entrega das premiações do 16º Congresso de Iniciação Científica(CIC) da Universidade. Maior evento acadêmico do interior do estado, o congresso cresce a cada ano, registrando na última edição 1.260 inscritos, num total de 1.700 trabalhos. Durante o ato, os acadêmicos premiados receberam o troféu Jovem Pesquisador. Foram contemplados os três melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento.

Em sua fala de saudação aos presentes, o reitor da UFPel, Cesar Borges, fez referência ao fato de a platéia ser constituída em sua maioria por jovens e por professores “de cabeça jovem”, responsáveis por estimular a criatividade e o espírito científico nos estudantes. “A carreira científica é essencial para o desenvolvimento do país”, disse. Lembrou ainda que o Congresso foi muito importante no sentido de unir os grupos de pesquisa existentes na Universidade e anunciou que, em abril ou maio, deverá ocorrer o lançamento do 1º Congresso Ibero-Americano de Artes e Ciências, evento que ocorrerá com o apoio de universidades portuguesas e espanholas e deverá ser desenvolvido juntamente com o próximo Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

O coordenador do 16º CIC, professor Francisco Augusto Del Pino, ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados. “O congresso não pára de crescer. É um indicador direto da qualidade da pesquisa feita na UFPel”, observou.

O professor Bruno Holsback, do Instituto de Artes e Design(IAD), que coordenou a equipe responsável pela identidade visual do Congresso, explicou como foi concebido todo o material do evento, inclusive o troféu. Como o tema era vinculado às questões ambientais, optaram por uma imagem de Pelotas, com indicações de seus problemas nesta área. Quanto aos troféus, de modo bastante original, escolheram por dar-lhes forma de canecas, permitindo, assim, seu uso por muitos anos, sem descarte, de modo a respeitar o ambiente, e de ser um objeto útil aos pesquisadores. “Sabemos que nós pesquisadores somos movidos a café, chá, etc. A caneca pode servir também como porta-canetas ou outras coisas”.

A relação dos premiados está disponível no site da PRPPG – www.ufpel.edu.br/prppg .