UFPel fecha o ano com novos mestrados acadêmicos

14 de Dezembro de 2007

Fiel às diretrizes da administração Cesar Borges, voltadas à criação de cursos de pós-graduação em áreas básicas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPel acaba de aprovar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) o curso de Mestrado Acadêmico em Física e outro, também de mestrado acadêmico, em Arquitetura, ambos com periodicidade anual.

O Mestrado Acadêmico em Arquitetura terá como linhas de pesquisa Arquitetura, patrimônio e sistemas urbanos e Qualidade e tecnologia do ambiente construído. O núcleo é composto por 13 professores doutores. O curso, que nasce com conceito três, possui 15 disciplinas e oferecerá anualmente 15 vagas.

Também com conceito três, 11 professores doutores e três professores colaboradores, o Mestrado Acadêmico em Física é composto de 21 disciplinas (4 obrigatórias e 17 optativas) e desenvolverá as seguintes linhas de pesquisa: Física de partículas e hadrons, Física estatística, Física dos Plasmas e Supercondutividade. Serão disponibilizadas 10 vagas.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Mário Sérgio Medeiros Pires, os novos cursos de mestrado alavancam não apenas a unidade em que estão inseridos, pelo incremento da pesquisa que se estabelece, mas também as atividades de graduação. “Além disso, é a reafirmação da UFPel, e da cidade como um todo, como pólo produtor de conhecimento nessas áreas”, observa.

Segundo ele, a atual administração da Universidade concentrou esforços para descentralizar o sistema de cursos de pós-graduação, deslocando o foco do eixo anterior, voltado para as áreas da Saúde e Ciências Agrárias. “Buscamos a pós-graduação também em áreas básicas, como Química (mestrado já em funcionamento) e Física”. Mário Pires espera anunciar nos próximos dias a aprovação do Mestrado em Letras, já sob a análise da Capes. Com isso, a Divisão de Pós-Graduação da PRPPG poderá fechar o ano de 2007 com a formação de cinco novos cursos de mestrado.

O pró-reitor considera que, devido a grande dificuldade em se criar um curso de mestrado, pelo alto nível de exigência da Capes, a oferta de cinco cursos no período de um ano demonstra a qualificação do corpo docente da UFPel e de sua produção científica. Estão em andamento as formatações de curso vinculado ao Instituto de Biologia e de outro na área de matemática.