Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Maratona Coreográfica de Danças Circulares nesta sexta(28)

28 de Junho de 2013

Numa promoção do COREOLAB - Laboratório de Estudos Coreográficos, projeto de Extensão do Curso de Dança /Centro de Artes da UFPel, será realizada nesta sexta-feira(28), das 16 às 19h, a Maratona Coreográfica de Danças Circulares. Gratuita, a atividade tem a coordenação dos professores Thiago Amorim e Daniela Castro e será realizada no Tablado (prédio dos Cursos de Artes Cênicas da UFPel, na rua Almirante Tamandaré, 275).

Não é necessário fazer inscrição prévia, somente comparecer no horário e local estabelecidos. Serão oferecidos atestados de participação na atividade de extensão. Informações pelo e-mail: thiagoufpel@gmail.com.

As danças de roda
Segundo Maria-Gabriele Wosie, “a dança de roda como forma de dança e símbolo de uma ordem universal harmônica é um exercício contínuo de transformação”.

As danças circulares convidam cada um a entrar na roda e integrar-se ao todo e esquecer-se de si mesmo. O círculo representa a unidade, e no movimento harmônico em torno de um centro, encontramos o nosso próprio centro. De diferentes origens e culturas, as danças circulares sagradas ou profanas, através dos seus movimentos nos contatam com aspectos particulares desses povos e épocas, que são ali simbolicamente vivenciados. São atualmente resgatadas como celebração da paz entre os povos e da conexão com a natureza. Podem também incluir cantos e nos inspirar na criação de novas danças, que despertem sempre o sentido de “estar junto” nos participantes.

Seção: Notícias