Seminário consolida Rede Saúde da UFPel

10 de Junho de 2013

03.jpg Em uma iniciativa inédita e que envolve a participação direta de nove unidades acadêmicas ligadas à área da Saúde, a UFPel promove nesta segunda-feira(10) o Seminário Rede Saúde da UFPel – O que temos? O que queremos? Como Viabilizar? Tendo por local o auditório da Faculdade de Medicina (Famed), o evento se desdobra em duas grandes mesas-redondas.

A primeira, no turno manhã – Estratégias do Microssistema de Saúde da UFPel –, apresentou as ações do programa Atenção Primária à Saúde (APS), do Ambulatório de Especialidades, do Hospital Escola e do Programa de Atenção Domiciliar. Na segunda mesa-redonda, realizada à tarde, o tema do seminário será discutido pelas seguintes Unidades Acadêmicas: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Medicina Veterinária.

01.jpg Segundo a diretora do Hospital Escola (HE) e coordenadora do evento, Julieta Carriconde Fripp, o evento resulta de uma série de iniciativas desenvolvidas a partir da constituição de um grupo de trabalho(GT), cujo objetivo inicial era traçar um diagnóstico da estratégia de saúde no âmbito do HE. “Decidimos que deveríamos ampliar o número de participantes no grupo, uma vez que o Hospital é apenas uma célula do sistema de saúde da Universidade, dando origem a um GT ampliado”, disse Julieta ao explicar a criação da Rede Saúde da UFPel.

O seminário apresenta como um de seus méritos o engajamento dos estudantes dos diversos cursos nas discussões que serão estabelecidas doravante. “Todos os cursos da área da Saúde estão aqui representados, o que constitui uma iniciativa inovadora, pois caracteriza um espaço multiprofissional e interdisciplinar”, observa a diretora do HE.

04.jpg Em sua saudação, na abertura do evento, o reitor Mauro Del Pino também destacou o ineditismo da iniciativa, que promove a troca de experiências entre os diversos cursos, discute a estrutura do Microssistema de Saúde da UFPel e propõe as políticas acadêmicas e de assistência, que valorizam o Sistema Único de Saúde. “Estaremos acompanhando de perto os resultados para que as metas revertam em ações práticas”, concluiu.

Na sequência, a professora Ana Maria Borges fez uma apresentação sobre o programa de Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelas Unidades Básicas de Saúde da Vila Municipal (cerca de 750 atendimentos/mês), Areal Leste (cerca de 1,3 mil atendimentos/mês), Centro Social Urbano do Areal (900 atendimentos/mês), e Obelisco (1,3 mil atendimentos/mês). Ela falou sobre os problemas de infraestrutura e destacou os campos de estágio e a capacidade de formação.

A apresentação do Ambulatório de Especialidades da Famed foi feita pela diretora da unidade, professora Vera Maria Freitas da Silveira. A unidade concentra 31 especialidades e realiza cerca de 50 mil atendimentos anuais. De sua parte, a diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno Pinto, descreveu as ações desenvolvidas em sua área, onde a Universidade desenvolve importante atuação na área assistencial, cuja repercussão foi aumentada com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em parceria com a Prefeitura Municipal.

Fechando a programação da primeira mesa-redonda, foram apresentadas informações sobre o atendimento prestado pelo Hospital Escola e pelo Programa de Atenção Domiciliar, onde se destacam as ações do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi), hoje desdobradas no programa Melhor em Casa, respaldado pelo Ministério da Saúde.