Proposta Complexo Industrial da Saúde da Região Sul é selecionada no edital de APL do Governo do Estado

29 de Maio de 2013

Proposta elaborada por um conjunto de entidades e empresas locais, tendo a UFPel atuação destacada, através da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/PRPPG), foi selecionada no Edital de Arranjos Produtivos Locais (APL), do Governo do Estado, que disponibiza um total de R$ 4 milhões, em quatro anos, para projetos de apoio à governança e elaboração de planos de desenvolvimento, além de um potencial de R$ 7,2 milhões ao ano com incentivo fiscal, conforme descrito na página da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (http://www.sdpi.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=81&id=2010).

Do total de 21 propostas enviadas, foram selecionadas oito, sendo três enquadradas no que a Política Industrial gaúcha considera como Nova Economia. Entre estas, encontra-se a proposta do APL – Complexo Industrial da Saúde da Região Sul. Os critérios considerados na avaliação foram a importância econômica, histórica, social e cultural da região e suas relações de sustentabilidade; a cooperação entre empresas, empreendimentos e produtores; existência e coordenação de entidades associativas e universidades; as ações inovadoras; e a transversalidade entre desenvolvimento regional e Política Industrial.

A proposta Complexo Industrial da Saúde visa fortalecer e apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva do complexo industrial de materiais médico-hospitalares estabelecidos no Corede Sul.

Para a CIT, que aposta neste APL como instrumento de desenvolvimento local e regional, a aprovação é um passo importante para a dinamização de setores econômicos com potencial de diversificar a matriz produtiva regional. A CIT/PRPPG aposta neste APL como instrumento de desenvolvimento local e regional.