Projeto Arte na Escola completa 20 anos

28 de Maio de 2013

dsc00341.JPG O projeto Arte na Escola, que começou na UFPel em 1993, quando foi assinado um convênio com a fundação Ioschpe, vai completar 20 anos de história. Para marcar a importante trajetória do projeto está sendo programada para o mês de agosto a realização de um evento simultâneo com o IFSul/Bagé, o qual terá como tema a memória da arte educação no Brasil. A ideia é que a atividade reúna personalidades importantes que inauguraram o movimento da arte/educação.

dsc00336.JPG De acordo com a diretora do Centro de Artes da UFPel, professora Ursula Silva, este projeto  vem sendo fundamental para atualizar e estimular os professores da rede de ensino, já que ele conta com um acervo de vídeos, filmes, livros em artes visuais, música, cinema e dança. “São cedidos materiais como vídeos sobre artes, filmes nacionais e materiais em livros com sugestões de metodologias para serem aplicadas em sala de aula pelos professores. Também são realizados seminários, palestras, grupos de estudo, em que professores de escolas da rede pública participam juntamente com alunos da UFPel.”, explica.

Ao longo do tempo o projeto foi se consolidando e ganhando ainda mais espaço, sendo que em 2011 foi criado um polo extensivo de Pelotas em Bagé, vinculado ao IFSul. Em 2012, o projeto realizou em conjunto com as duas cidades  o Seminário Internacional sobre Cultura Visual, evento que teve a participação de palestrantes de Porto Alegre, Goiás e de países como Colômbia e Argentina . O evento foi gratuito e, teve um público aproximado de 500 professores da rede de ensino.

O projeto conta ainda com uma coleção de oito publicações produzidas desde 2010, que contêm relatos de experiência de trabalhos construídos em ciclos de debates e  seminários, onde alunos da UFPel montaram palestras baseadas em projetos de pesquisa, especialização e mestrado, e fizeram a partir disso o curso para os professores da rede pública de ensino. Os alunos bolsistas e voluntários participam dos grupos de estudo, das oficinas nas escolas e também como co-autores em publicações e trabalhos para seminários e congressos.

O projeto trabalha com ênfase na questão da interdisciplinaridade,  envolvendo as áreas como teatro, dança, música, artes visuais, história, filosofia e  literatura. “Os professores da rede pública podem expor seus relatos de experiência em sala de aula e mandar para publicação no site do projeto. Em 2012, uma professora pelotense da rede pública de ensino chegou na final nacional do prêmio Arte na Escola”, destaca a diretora.

Sobre a divulgação do projeto e a participação de novos professores, a professora Ursula conta que a UFPel, através do projeto Arte na Escola, tem um vínculo com a Secretaria Municipal de Educação, que oportuniza o contato com os coordenadores pedagógicos da área de artes e reuniões com todos os professores da rede municipal e estadual. Nestes espaços são feitas a divulgação dos materiais e apresentadas as ações que estão sendo planejadas para o ano, assim como o convite para que mais professores participem do projeto.

“Qualquer pessoa da comunidade pode se associar ao Arte na Escola, no Centro de Artes. Para isso é só fazer um cadastro e usufruir do material”, finaliza a diretora, destacando que no local há  muito material para pesquisas e  acervos de Trabalho de Conclusão de Curso.