Na reunião do Conselho Universitário da última quinta-feira (23) a Reitoria apresentou o diagnóstico da infraestrutura da Universidade. Para o reitor Mauro Del Pino, o diagnóstico é um olhar apurado sobre a Universidade que serve de instrumento para a busca de recursos no MEC. “Com ele, temos clareza do que é a UFPel hoje”, afirmou. Em recente visita ao MEC, em Brasília, comitiva liderada pelo reitor levou projetos de obras e reformas e agora aguarda pela liberação dos recursos.
Entre as prioridades apresentadas ao MEC, o reitor Mauro Del Pino destacou a construção de duas moradias estudantis e a construção de um restaurante universitário. Além do atendimento às demandas da área de assistência estudantil, foram destacadas as construções de três aulários (um situado no campus do Capão do Leão, outro no campus de Ciências Sociais e outro no campus Anglo), de laboratórios e de salas para professores e para técnico-administrativos, a conclusão da biblioteca do campus Capão do Leão e as construções da biblioteca do campus de Ciências Sociais, de um Centro de Eventos e de centros de convivência.
A moradia estudantil a ser construída no campus Capão do Leão está sendo dimensionada para 100 estudantes e a do campus Porto está sendo planejada para acolher 1.500 alunos. O valor das obras de moradia estudantil apresentadas ao MEC é de 77 milhões de reais. Para atender toda a demanda apresentada, são necessários 279,8 milhões de reais em investimentos.
Além dos valores para infraestrutura, é prioridade da gestão captar 62,8 milhões de reais para o custeio da Universidade para o corrente ano, sendo 23,3 milhões para custeio do Hospital Escola e 39,5 milhões para as demais atividades.
Sobre o tema da infraestrutura, foi retomada no Consun a necessidade de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável para a UFPel. O reitor informou que a Administração Central deflagrará as ações para a elaboração do Plano através de um Seminário temático a ser realizado em breve, com a participação de especialistas na área e de toda a comunidade acadêmica.
Confira no arquivo situacao-ufpel.ppt a apresentação atualizada feita pela UFPel ao MEC sobre a situação da Universidade.