Alunos de Gestão Ambiental visitam granja que preza por sustentabilidade na produção de suínos

27 de Maio de 2013

granja-fita-azul-230513.JPG Alunos do 4º semestre do Curso de Gestão Ambiental da UFPel participaram de aula prática da disciplina de Planejamento e Gestão Ambiental Rural, na Granja Fita Azul, localizada em Canguçu (RS). Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de um biodigestor, sistema que promove o armazenamento e tratamento dos dejetos, fornecendo, como produto final, biogás e biofertilizante.

Na granja, o biogás gerado é utilizado para suprir a demanda em energia elétrica, e o biofertilizante é utilizado para a adubação de pastagens. “O investimento de instalação do biodigestor foi alto, mas o retorno econômico e a qualidade ambiental dentro da granja estão compensando. A conta de luz foi reduzida em 70%, não gastamos mais em fertilizantes comerciais e o meio ambiente agradece!”, comemora o responsável pelo funcionamento do sistema, sr. Quintana.

A professora responsável pela disciplina, Fernanda Medeiros Gonçalves, destaca a importância em manter o vínculo com produtores que prezam pela responsabilidade sócioambiental nos sistemas de produção animal, oportunizando a extensão desta atitude aos demais produtores da região.