Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel discute sua Política de Inovação Tecnológica

24 de Maio de 2013

dsc09553.JPG Seminário sobre Política de Inovação, promovido na manhã desta sexta-feira(24) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, debateu a Lei da Inovação e o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições Federais de Educação Superior (Ifes).

Formulada em dezembro de 2004, a Lei da Inovação dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Deste modo, estabelece as formas de transferência de produtos e processos desenvolvidos nas universidades e instituições de pesquisa, estimulando o empreendedorismo numa perspectiva pedagógica. Em última análise, objetiva-se lincar as políticas públicas de inovação a uma perspectiva de desenvolvimento econômico. “A nova legislação prega a adoção do foco tecnológico de soluções produtivas, visando beneficiar as pequenas e médias empresas”, observou em sua exposição o administrador Glenio do Couto Pinto Junior.

Com a nova estrutura administrativa da UFPel aprovada nesta quinta-feira(23) pelo Conselho Universitário, a Agência de Gestão Tecnológica (AGT/UFPel), criada em 2007, passa a denominar-se Coordenação de Inovação Tecnológica, que, assim, constituirá o NIT da UFPel.

O seminário realizado pela PRPPG discutiu a situação atual da Universidade no que se refere à transferência de tecnologia e propriedade intelectual. Entre outras coisas, foi evidenciada a inexistência na instituição da distinção formal entre projeto de pesquisa acadêmica e projeto de inovação tecnológica.

O encontro prestigiado pelo reitor Mauro Del Pino e pelo vice-reitor Carlos Rogério Mauch e que reuniu representantes de diversos segmentos da Administração Superior, debateu as alternativas para a adequação da UFPel à Lei de Inovação Tecnológica, que levarão à substituição das resoluções da antiga AGT por uma política que atenda aos novos requisitos em termos de gestão da proteção intelectual e dos projetos e acordos de inovação tecnológica.

Seção: Notícias