Estudantes lotam auditório da Educação para discutir segurança

21 de Maio de 2013

dscn0410.JPG Extremamente preocupados com a ocorrência de assaltos nas redondezas dos campi da UFPel na região do Porto de Pelotas, estudantes da Universidade lotaram, na noite desta segunda-feira (20), o auditório da Faculdade de Educação. Durante o encontro, chamado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, foram sugeridas algumas medidas que poderão oferecer mais segurança à comunidade universitária.

Na semana passada, o reitor Mauro Del Pino recebeu o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Antônio Adalberto Borges, quando o militar prometeu intensificar o policiamento na região, o que segundo alguns relatos feitos na reunião desta segunda-feira, já está ocorrendo.

A outra medida que está sendo providenciada para dar mais segurança na região é o aumento da potência da iluminação pública, em função de solicitação feita também na semana passada pela Reitoria à Prefeitura.

Um grupo significativo de acadêmicos de Geoprocessamento esteve presente na reunião na Educação, quando relataram a ocorrência de assaltos também na região da praça do Porto, onde está localizado o curso. Em função disso, pediram que o transporte circular de apoio passe, e pare em frente à antiga Alfândega, tanto na ida quanto na volta do roteiro dos microônibus. Solicitaram também a limpeza da área verde da praça, onde há arbustos que facilitariam a ação dos bandidos, e maior iluminação no local.

dscn0395.JPG Em resposta às demandas, que foram também de alunos de Antropologia, o pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula, disse que iria estudar a alteração do trajeto e pedir o apoio da Prefeitura na conservação e iluminação da praça do Porto. Os problemas que envolvem as áreas públicas em frente à Cotada e Alfândega foram anotadas também pelo chefe da Guarda Municipal, Ladislau Antônio Lopes Neto, que disse que levaria as questões ao Executivo Municipal.

No novo site da UFPel na Internet, que deve ir ao ar já no mês de junho, haverá um link, facilmente encontrado, que conterá um mapa detalhado do roteiro do transporte circular de apoio. Alguns estudantes afirmaram que o roteiro do transporte ainda não é de total conhecimento no meio acadêmico, mesmo com as divulgações feitas pela Universidade, especialmente durante a Calourada.

Presentes na reunião, conduzida pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão, também o diretor do Instituto de Ciências Humanas, Sidney Vieira, e o Coordenador de Relações Interinstitucionais da UFPel, Hemerson Pase.