Abertos os editais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

27 de Abril de 2013

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas está divulgando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2013/2014 dos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica. No ano passado foram disponibilizadas 454 cotas de bolsas nas diferentes modalidades. Neste ano a expectativa é que o número de cotas seja ampliado de forma significativa, especialmente porque a cota de bolsas institucionais subiu de forma expressiva, passando de 30 bolsas concedidas no ano passado para mais de 160 bolsas neste ano.

Os editais deste ano contêm várias novidades e, por isso, a PRPPG estimula fortemente uma leitura detalhada neste material para dirimir eventuais dúvidas e evitar erros que acabem por prejudicar a competitividade dos pedidos.

A primeira novidade é o número de editais, que são seis neste ano. Além dos tradicionais PIBIC e PIBITI do CNPq e do PROBIC e PROBITI da FAPERGS, também serão lançados dois editais institucionais: PBIP e PBIP-AF.

Embora todos os pesquisadores da UFPel possam concorrer em todos os editais, o número máximo de cotas de bolsas acumuladas por pesquisador não poderá ultrapassar quatro bolsas, para permitir uma melhor distribuição das bolsas entre os pesquisadores da UFPel.

O Edital PBIP concederá bolsas exclusivamente para pesquisadores que não foram contemplados com cotas de bolsas em nenhum dos outros editais de 2013. Estima-se um número superior a 100 cotas de bolsas para este edital e, assim, espera-se atender parte significativa da demanda qualificada não atendida em anos anteriores.

O Edital PBIP-AF é uma novidade grande deste ano e é destinado para alunos que sejam beneficiários de um ou mais dos programas de assistência estudantil oferecidos pela PRAE. Os recursos para financiar estas bolsas são oriundos do PNAES e estão previstas 60 bolsas nesta modalidade.

Outra novidade importante é relativa aos editais PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS. Neste ano serão priorizadas propostas que envolvam efetivamente o bolsista com atividades de inovação, seguindo o conceito do Manual de Oslo, ou seja: inovação de produtos, de serviços, de marketing ou organizacionais.

A forma do Projeto e do Plano de Trabalho não será mais eliminatória, o que também é uma boa notícia. Mas projetos que não respeitem a forma estabelecida nos editais terão uma redução na sua pontuação.

A distribuição de bolsas por área também foi modificada. Neste ano, todas as propostas submetidas e que estejam de acordo com as exigências de cada edital irão contabilizar para esta distribuição, que será proporcional a demanda de cada área.

Também foi modificada a exigência de que o pesquisador tenha um projeto de pesquisa aprovado no COCEPE no momento da submissão do seu pedido de bolsa. Para os editais de 2013 será exigido que o projeto de pesquisa novo (ou solicitação de alteração em um projeto vigente) esteja na PRPPG, com aprovação do departamento e da unidade, até sete dias antes da data limite para envio de pedidos de bolsa.

Por fim, para ampliar a transparência em todo o processo, os resultados finais, incluindo os nomes e pontuações dos pesquisadores, serão divulgados na página da PRPPG.

As inscrições irão até o dia 17 de maio de 2013 (sexta-feira) e toda a comunidade da UFPel está convidada a enviar suas solicitações de bolsa.

Para enviar seus pedidos de bolsa os pesquisadores devem entrar no link “Bolsas” (http://www.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/) do site do Departamento de Pesquisa da PRPPG e lá preencher as informações solicitadas. Inicialmente, deve ser selecionado o edital e o caráter da solicitação. Após deve ser preenchida o formulário com o título do projeto, o código do COCEPE (se houver), a área e o código específico da área, além dos dados específicos do orientador. Neste mesmo formulário DEVEM ser anexados o Projeto, o Plano de Trabalho e a Ficha de Avaliação, já preenchida pelo docente. Todos estes documentos devem estar em formato PDF, mas neste ano o sistema não permitirá o envio de arquivos em outro formato, evitando os problemas ocorridos no ano passado.

A solicitação de bolsas de Iniciação Científica é feita SOMENTE através do sistema da universidade, não sendo necessário o envio de nenhum documento na forma impressa para a PRPPG.