Odir Dellagostin é reconduzido à Direção do CDTec

15 de Abril de 2013

odir.JPG O professor Odir Antonio Dellagostin cumprirá mais um mandato na direção do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel). O ato de recondução ao cargo foi realizado na manhã desta segunda-feira(15). Como vice-diretora adjunta, tomou posse a professora Idel Cristiana Bigliardi Milani.

A solenidade realizada no Auditório da Computação, campus Porto, foi prestigiada por pró-reitores, professores e servidores, tendo na mesa de honra o reitor Mauro Augusto Burkert Del Pino, o vice-reitor Carlos Rogério Mauch, o pró-reitor de Gestão de Recursos Humanos, Sérgio Batista Christino, os novos diretores do CDTec e o vice-diretor da gestão anterior, professor Tiago Collares.

discurso-odir.JPG Em seu discurso, Dellagostin descreveu a curta, mas exitosa, história do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, lembrando que a unidade resultou da política de expansão das Universidades Federais, através do Programa Reuni. Segundo ele, a criação de novos cursos levou à proposta de criação de um novo modelo, inspirado em experiências bem sucedidas de outras universidades.

Depois de muita reflexão e discussões internas, surgiam, no início de 2009, o CEng (Centro das Engenharias), o CDTec e o Cead (Centro de Educação a Distância), cujo regimento e aprovação no Conselho Universitário se concretizaria no final de 2012.

“Tenho grande orgulho em ter estado à frente desse movimento (no caso do CDTec) e liderado um grupo de professores, que inclui o professor Gilberto Collares, o professor Tiago Collares, a professora Margarete Gonçalves e o professor Luís Eduardo Novaes, aos quais devo muito e agradeço suas contribuições”, observou o diretor.

Odir Dellagostin não escondeu a satisfação de abrigar a área de Computação, que desvinculou-se do Instituto de Física e Matemática e hoje integra o CDTec, com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

A nova direção manifestou a expectativa de trabalhar em sintonia com as políticas macro da nova administração da UFPel, especialmente aquelas voltadas à transparência e o diálogo. Será buscada a concentração da área física ocupada pelo Centro, evitando a dispersão de estudantes em locais diferentes. Dellagostin prometeu redobrar esforços na sedimentação e consolidação do Centro, para que o CDTec sirva de modelo às demais unidades da Universidade.

tiago.JPG Em seu pronunciamento, o vice-diretor da gestão anterior, professor Tiago Collares, a quem Dellagostin agradeceu efusivamente o apoio recebido, disse que “o CDTec não mais e nem melhor do que os outros centros, mas parceiro de uma nova ideia”.

idel.JPG De sua parte, a nova diretora adjunta, professora Idel Cristiana Milani, destacou o trabalho da dupla Odir e Tiago, na concretização do Centro, e o novo perfil da Administração Superior da UFPel, caracterizado pela ética, gestão transparente e pautada no diálogo. Ela prometeu engajar-se no esforço de uma administração profícua, com união e diálogo, que dê à unidade uma “identidade de Centro”.

mauro1.JPG Antes de encerrar a cerimônia, o reitor Mauro Del Pino destacou o processo de construção e qualificação do CDTec, que se originou de um centro de pesquisa e hoje conta com oito graduações, quatro mestrados e um doutorado, todos muito bem avaliados, e alguns chegando a ser os mais bem avaliados da Universidade – referência ao curso de Engenharia Hídrica,  o primeiro a obter nota 5 e os demais estando avaliados com o conceito 4. O curso de Engenharia de Materiais está sendo avaliado nesta semana. O CDTec é hoje uma das maiores unidades da UFPel, contando com mais de 1,2 mil estudantes de graduação, mais de 150 alunos de pós-graduação e 90 docentes.

Del Pino disse que o Centro é referência para toda a Universidade e prometeu total apoio à questão do espaço físico, um dos focos principais de sua gestão. “Estamos implantando uma cultura de democracia e de transparência e em breve teremos um espaço constituinte, no qual a instituição será rediscutida”, disse, ressaltando o compromisso de vincular a Universidade ao desenvolvimento sustentável, contribuindo para a inclusão econômica, política e cultural da região.

Sobre a visita da comitiva do MEC

“Deixamos uma impressão muito positiva junto à comitiva do MEC, que visitou a UFPel na sexta-feira e sábado. Diversos projetos já foram apresentados e há expectativa de que com a elaboração de um plano diretor e um conjunto de novos projetos a Universidade se credencia a tornar realidade diversos empreendimentos”, avaliou o reitor.

Segundo Mauro Del Pino, a UFPel busca junto ao Ministério recursos para a construção dos seguintes itens: três aulários (no campus Porto, nas Ciências Sociais e campus Capão do Leão), Casa do Estudante, auditório, novo Restaurante e um conjunto importante de laboratórios e áreas de convivência.

“A expectativa é de que até o final de maio possamos anunciar o que poderá ser executado em 2013 e ao longo de quatro anos”, concluiu.