15 de abril: Dia Nacional da Conservação do Solo

14 de Abril de 2013

23.jpg1.jpg  O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

33.jpg 4.jpg Este dia foi instituído pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Dentre os problemas ambientais, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar a perdas de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, reservatórios, lagos, lagoas e oceanos, causando assoreamento e contaminação dos mananciais; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada a questões ambientais, sociais e econômicas. Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e 38 bilhões de euros na União Européia.

Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível para a existência humana e para o desenvolvimento sustentável.

Preocupados com as questões relacionadas à Conservação do Solo e da Água, o grupo de professores do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica/Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos vem há alguns anos realizando pesquisas nesse sentido, e tem constatado a relevância deste assunto no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente na região de Pelotas, onde o grupo tem observado a ação negativa da erosão, seja na perda da capacidade produtiva dos solos ou nos danos aos recursos hídricos.

Vídeo

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, dia 15 de abril, o “Espaço Solo e Água” elaborou um vídeo para mostrar a importância da data.

O “Espaço Solo e Água” é uma página criada na internet, como parte do projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental”, de coordenação do professor Luis Eduardo A.S. Suzuki, para divulgar atividades práticas para o ensino de assuntos relacionados ao solo e a água.

O vídeo pode ser acessado em: wp.ufpel.edu.br/soloeagua.

Outros vídeos e materiais sobre os temas solo e água podem ser acessados na mesma página.

Imagens

Erosão do solo em área de milho (1) e forragem (2), na área rural de Pelotas/RS. Aporte de sedimentos em curso d’água (3) e danos causados pela erosão do solo na perda da margem de curso d’água e assoreamento (4), no Arroio Pelotas.

Fotos: Luis Eduardo A.S. Suzuki.